Sábado, 20 de Abril de 2024
Publicações

Chamada de Trabalhos para a revista Urbana

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, História, Urbanismo

URBANA - Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (ISSN eletrônico: 1982-0569) está com chamada aberta para seu próximo volume 8, números 12 e 13, de 2016.
 



 
Chamada: V.8, n. 12, jan-jul, 2016: CIDADE E NATUREZA
 
Editorial Resumido
 
Compreender a relação entre as cidades e a natureza foi tarefa imprescindível para quem se dedicou a pensar as questões urbanas. Quase sempre isso ocorreu em razão de necessidades práticas e imediatas, como garantir seu abastecimento de água, alimento e energia; a dispersão das águas servidas e de outros resíduos, a defesa contra inimigos próximos ou distantes; a construção de vias de comunicação ou impulsionar o desenvolvimento econômico e urbano.
 
Os que foram mais além das necessidades imediatas e, sem ignorá-las, nunca deixaram de ver as cidades como um caminho possível para a concretização da utopia de uma sociedade livre, plena de vida, alegria, inteligência e justiça, deram atenção ainda maior ao modo como as relações humanas e o mundo natural interagiam no espaço urbano. A cada época, a natureza e as cidades foram redescobertas por novas sensações e emoções, foram apropriadas de diferentes formas para novos usos, foram constantemente reinterpretadas por inúmeros discursos e por novos saberes. A descoberta das possibilidades de divertimento na natureza, por exemplo, esteve associada com um peso cada vez maior que a cultura conquistou sobre as sensações imediatas, o que tornaria possível a reivindicação de uma natureza idealizada para o usufruto dos moradores urbanos em seus momentos de ócio.
 
Note-se que em nosso tempo essa relação ficou ainda mais complexa, pois, desde fins do século XX, a humanidade se encontra diante de uma grave crise ambiental. É preciso considerar fatores novos como as mudanças climáticas e o próprio fato de que as cidades são o lugar aonde vive a maior parte da população de um mundo pleno de desigualdades. Assim, a própria superação da crise ambiental contemporânea passa pelas cidades, que processam quantidades formidáveis de trabalho, recursos naturais e energia e geram todo tipo de resíduos, o que causa forte impacto nos sistemas naturais que suportam a vida do planeta, o que atinge o destino dos seres humanos nas cidades ou fora delas.
 
Ao longo do tempo a historiografia das cidades tem problematizado todas essas questões. O Dossiê Cidade e Natureza pretende contribuir com essa reflexão.
 
. Envio de artigos até 31/12/2015
 
Editores Responsáveis pelo Dossiê:
 
‣ Prof. Dr. Janes Jorge - UNIFESP
‣ Profa. Dra. Carmen Lúcia Soares - UNICAMP
‣ Prof. Dr. André Dalben - UEL
 


 
Chamada: V.8, n. 13, ago-dez, 2016: CIDADE E MEMÓRIA
 
Editorial Resumido
 
Andar pela cidade, perceber o traçado de suas ruas, estudar os estilos arquitetônicos de seus prédios ou o seu centro histórico nos abre a possibilidade de ver e viver a cidade em perspectivas plurais, mas que deixam ainda obscuras tantas outras possibilidades de leitura do espaço citadino. Neste número a Urbana abre espaço para discussões que nascem da preocupação em entender a cidade como um espaço que ganha contornos e formas ao sabor das memórias que a constituem. A cidade torna-se plástica, moldável, maleável às falas de seus tantos habitantes, visitantes, urbanistas, cronistas, enfim, de todos aqueles que com ela vivem ou viveram algum tipo de relação – seja de identificação ou de estranhamento.
 
Assim, pensar a cidade a partir da fala de seus moradores, das memórias de seus edificadores, gestores, enfim, daqueles que a constituem, implica refletir sobre essas várias temporalidades e subjetividades que estão envolvidas no processo de historiar. A experiência de hoje lembrar sobre um fato passado, ocorrerá mediante o estímulo de questões colocadas pelo historiador/entrevistador, de fotografias apresentadas ou mesmo de um passeio pelas ruas da cidade, no entanto, essa será uma memória perpassada pelos limites que o historiador acaba colocando para o seu colaborador[1] no momento da entrevista/pesquisa.
 
Entendida como um espaço plural e complexo a cidade ganha contornos a partir dos diferentes discursos que incidem sobre ela – de urbanistas, de jornalistas, de cronistas, de memorialistas e de habitantes que acabam atribuindo significados à cidade e aos usos que são feitos dela a partir de seu lugar de atuação. Neste número a Revista Urbana apresenta as discussões e perspectivas traçadas por diferentes estudiosos sobre o espaço citadino e as relações com seus habitantes.
 
Editorial completo disponível no endereço do GPHUC-CNPq: http://gphuc-cnpq.blogspot.com.br/2013/06/revista-urbana.html.
 
Dossiê Cidade e Memória
 
. Envio de Artigos até 30/06/2016
 
Editor Responsável pelo Dossiê: Profa. Dra. Viviane Gomes de Ceballos - UFCG
 


 
URBANA é a Revista Eletrônica do CIEC (Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, e dedica-se à publicação de artigos baseados em pesquisas originais, de resenhas e de traduções, sempre dentro da temática ampla da história urbana. Os artigos podem versar sobre o tema do Dossiê proposto para cada edição ou podem compor a seção de artigos livres. Urbana recebe artigos nos idiomas: português e espanhol.
 
Informações sobre formas de submissão e formatação no link: submissões.
 
Mais informações: http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/announcement

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas