Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
Publicações

Chamada da Revista Linha d'água: Análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Análise do discurso, Chamada para artigos, Estudos Comparatistas, Letras, Língua, Literatura

Esta chamada para publicação destina-se a pesquisadoras e pesquisadores das áreas de Letras – linguística e literatura – cujos trabalhos tenham uma orientação comparativa.  Num texto concebido nos últimos anos de sua produção teórica, o pensador russo Mikhail Bakhtin posicionou-se a respeito dos caminhos da ciência da literatura na Rússia de então. No texto “A ciência da literatura hoje”, em resposta à revista Novi Mir, Mikhail Bakhtin assinala a necessidade de um estudo da literatura e, mais amplamente, da linguagem, considerando uma relação mais direta com a cultura e a história: “[u]m sentido só revela as suas profundezas encontrando e contatando o outro, o sentido do outro: entre eles começa uma espécie de diálogo que supera o fechamento e a unilateralidade desses sentidos, dessas culturas.” Ao mesmo tempo que reitera a natureza do movimento dialógico, Bakhtin sugere que a potencialidade interpretativa de um enunciado se revela a partir do encontro com outrem, que lhe é distinto e externo. É desse ponto de vista que a análise de discursos comparativa é desenvolvida no Brasil pelo grupo Diálogo.  Inspirados nos postulados de Bakhtin e do Círculo, um dos eixos de trabalho do grupo se propõe a analisar diferentes gêneros discursivos, tendo por princípio metodológico a comparação entre línguas-culturas distintas. Para além dessa perspectiva de metodologia comparativa, abordagens de investigação que se pautam em métodos de base comparativista são frequentes nas diversas áreas das ciências humanas. No âmbito da linguagem, vertentes como a linguística histórica, linguística comparada e literatura comparada apresentam uma longa trajetória de pesquisas em que a comparação se apresenta como caminho para o estudo das mais variadas expressões e modalizações da linguagem. Dessa forma, a proposta central da presente chamada é congregar diferentes linhas de pesquisa que tomem por base metodológica abordagens comparativistas no campo dos estudos da linguagem.

Para este número da revista Linha d’Água, receberemos trabalhos que apresentem percursos acadêmicos voltados para a linguagem segundo uma abordagem comparativista. Assim, nosso objetivo é estimular reflexões críticas embasadas na aproximação de diferentes tendências nos estudos da linguagem. Dispomos, a título ilustrativo mas não exaustivo, alguns eixos nos quais os trabalhos esperados podem se alinhar:

a) No domínio da linguística, trabalhos em análise de discursos comparativa cujos corpora se referem a duas ou mais línguas-culturas distintas;

b) ainda no âmbito da linguística, trabalhos que comparam um aspecto linguístico específico em diferentes línguas;

c) na esfera literária, trabalhos que comparam a obra de autores de diferentes nacionalidades e/ou línguas numa interseção de esferas, abordagens e perspectivas;

d) ainda no campo dos estudos literários, trabalhos comparativos de natureza interdisciplinar, que envolvam literatura e outras artes (cinema, canção popular e artes plásticas, para citar alguns exemplos).

Aceitamos trabalhos de doutores e/ou doutorandos e de mestres, mestrandos, graduados e ou graduandos em coautoria com doutores e/ou doutorandos. Os trabalhos inéditos que se inscrevem nessa perspectiva devem ser submetidos para o número 35/1 da revista Linha d’Água por meio do site da revista (http://www.revistas.usp.br/linhadagua) até o dia 30 de setembro de 2021.

A revista está indexada no Google ScholarWeb of ScienceLatindexCiteFactor e nos diretórios da Capes Periódicos, Diadorim e Ibict. Os artigos aceitos e publicados online têm o número DOI®.

Você pode consultar as normas editoriais e os números anteriores da revista no endereço:  http://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/archive 

Observamos que artigos submetidos devem estar de acordo com as “Normas de submissão” da revista Linha D’Água:  

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions#autorrestituidores

Organizadores:

  • Daniela Nienkötter Sardá (Diálogo-USP);
  • Maria Glushkova (Diálogo-USP);
  • Urbano Cavalcante Filho (IFBA/UESC/Diálogo-USP)
  • Yuri Andrei Batista Santos (UParis/Diálogo-USP).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas