Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Publicações

Chamada de Artigos para o número 17 da revista FronteiraZ

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Chamada para artigos, Literatura Infantil e Juvenil

Reescrever a literatura infantil e juvenil nas dobras entrelaçadas à educação, comunicação e cultura na realidade brasileira, aponta, nesta segunda década do século XXI, para novos caminhos e questões que nos retornam à infância da linguagem como sua origem. Um dos ensinamentos propiciados por essa perspectiva é pensar e problematizar a linguagem e prever outros diagnósticos no campo experimental literário, que permitam ao pesquisador caracterizar essa literatura em pacto com a educação da criança e do jovem leitor. Descrever possíveis sistemas de linguagem, na comunicação e na educação da leitura nos propiciará a descoberta de seus lugares de origem e relações de poder que a eles se entrelaçam, cujos efeitos carecem de uma reavaliação metodológica e estética adequadas ao leitor em formação. Inúmeros territórios se delineiam para o exercício desse experimentalismo literário: literatura infantil e juvenil em graus de literariedade; comunicação e oralidade; performance e cultura popular; interação palavra e imagem em práticas artísticas ilustrativas; uso tecnológico de dispositivos multimidiáticos, designs do livro; mídias digitais e cênicas, dentre outros. São estas as dobras e seus extratos sugestivos que constituirão as proposições temáticas para este número da Revista FRONTEIRAZ
 
Editoras da temática: Maria José Palo e Elizabeth Penha Cardoso
 
Prazo para envio de artigos para submissão: até 20 de julho de 2016.
 
Lembramos que as seções de “Ensaios” e de “Resenhas” também estão abertas para a submissão de trabalhos, independentemente da temática em pauta para a seção de “Artigos”.
 
Para mais detalhes, consultar as normas de edição em “Diretrizes para autores” no endereço http://revistas.pucsp.br/fronteiraz.
 
FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária. ISSN 1983-4373
Revista que traz, desde o nome, aquilo que significa, isto é, uma linha de demarcação entre territórios literários que questionam a rigidez de limites fixos. Seu foco está na movência das formas poéticas, em prosa e verso, na sua multiplicidade de interfaces, abrangendo do clássico ao contemporâneo. Editada pelo Programa de Estudos Literários em Literatura e Crítica Literária da PUCSP, surgiu, em 2008, como fruto dos trabalhos do Grupo de Pesquisa – O narrador e as fronteiras do relato. Seu objetivo é a publicação de artigos produzidos por docentes e discentes de pós-graduação, de instituições nacionais e internacionais, vinculados à área da literatura e da crítica literária, a partir de temáticas propostas por cada um dos números, que operam como núcleos disseminadores de seções tais como: Artigos, Resenhas, Estudos, Traduções e Entrevistas. Possui periodicidade semestral e avaliação B1 pelo Qualis periódico Capes. A FronteiraZ está indexada no Latindex. Faz parte do Portal de Periódicos da CAPES.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas