Quarta-feira, 23 de Junho de 2021
Publicações

Chamada de artigos: LETRÔNICA (v. 15, n. 3, 2022) "A dimensão cultural do oceano na órbita de Magalhães"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Chamada de artigos: LETRÔNICA (v. 15, n. 3, 2022)

A revista Letrônica está recebendo manuscritos inéditos sobre A dimensão cultural do oceano na órbita de Magalhães: possíveis significados e cruzamentos culturais.

A proposta visa a publicar artigos que discutam e considerem reflexões teóricas, a partir de textos literários ou produções culturais relacionadas, sobre os possíveis significados e cruzamentos culturais em torno do oceano, considerando a viagem de circum-navegação de Magalhães como uma das viagens fundamentais da interconexão global.

A grande viagem pelo oceano de fronteiras invisíveis (Nascimento dos Santos, 2015) em torno da Terra não só alterou a noção física do mundo, mas também mudou o próprio espaço mental da Humanidade. Tornou-o mais diversificado e aberto, tanto na perspectiva do Renascimento europeu como na perspectiva dos povos indígenas (Garcia, 2019), embora para estes as consequências nem sempre tenham sido positivas. A circum-navegação modificou o orbe e a história da navegação, entregando novas representações e estabelecendo novos significados que persistiram ao longo do tempo, por isso a discussão do tema apresentado neste dossiê torna-se importante.

Organização:

  • Dr. Pedro Theobald (PUCRS, Porto Alegre, Brasil)
  • Dra. Daiana Nascimento dos Santos (Centro de Estudos Avançados - Universidade de Playa Ancha, Valparaíso, Chile)
  • Dra. Ximena Urbina Carrasco (Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Valparaíso, Chile)
  • Dra. Maria de Fátima Gil (Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal)
  • Doutorando Ívens Matozo Silva (PUCRS, Porto Alegre, Brasil)

Data de submissão: de 03/05/2021 a 15/08/2021


Revista Digital do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS

A revista Letrônica, com classificação Qualis B1, é uma publicação trimestral, eletrônica e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A revista tem por objetivo divulgar trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística e Literatura.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas