Quinta-feira, 30 de Junho de 2022
Publicações

Chamada de artigos | Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Ciências da Educação

Revista Lusófona de Educação divulga a chamada de artigos para o dossiê temático Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação.

Editores convidados: Luís Manuel Bernardo (CHAM, Universidade Nova de Lisboa, Portugal), Daniel Bart (Théodile-CIREL, Université de Lille, França) e Teresa Teixeira Lopo (CeiED-OP.Edu, Universidade Lusófona, Portugal)

Esperam-se contribuições para este dossiê que problematizem (a lista não é exaustiva):

  1. O funcionamento discursivo e os mecanismos de construção da autoridade nos discursos institucionais sobre a Escola e/ou os sistemas educativos;
  2. A receção dos discursos institucionais de autoridade pela comunidade científica das ciências da educação e os efeitos produzidos no discurso da investigação em educação;
  3. O contradiscurso sobre a Escola e/ou os sistemas educativos, o seu funcionamento discursivo e os seus limites;
  4. Casos e contextos específicos de utilização ou de discussão de discursos de autoridade na educação;
  5. Representações, figuras, agentes, tipos de textos suscetíveis de gerar discursos de autoridade na educação;
  6. A contribuição dos investigadores em educação para as diferentes formas de discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: relatórios de organizações internacionais ou nacionais, currículos, avaliações escolares, prescrições profissionais, livros didáticos, formação de professores, etc.;
  7. Os posicionamentos e a circulação dos atores da educação (investigadores, peritos, políticos, dirigentes, professores, formadores, ativistas, etc.) nos lugares de elaboração dos discursos de autoridade sobre a Escola e o questionamento das suas fronteiras.

Línguas de submissão dos textos: português, francês, inglês e castelhano

Datas importantes:

Submissão: até 30 de novembro de 2022

Avaliação: até 28 de fevereiro de 2023

Publicação: durante o primeiro semestre de 2023

Os/as autores/as deverão apresentar uma proposta entre um mínimo de 30.000 e um máximo de 40.000 caracteres com espaços, incluindo resumos em português, francês, inglês e castelhano (1200-1500 caracteres com espaços), gráficos, quadros, imagens, notas de fim de texto e referências bibliográficas (máximo de 25). Consulte as regras de submissão aqui.

E-mail para envio dos artigos: rle.call.dtd@gmail.com

Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação da Comissão Editorial da revista e sujeitos a uma revisão cega por pares. No entanto, os editores convidados reservam o direito de tomar as decisões finais quanto à sua publicação. Serão selecionados sete artigos para este dossiê temático.

Informações mais detalhadas sobre esta chamada de artigos podem ser lidas aqui.

A Revista Lusófona de Educação está indexada na SCOPUS. H index 10, Q3, IF (0,215).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas