Quarta-feira, 04 de Agosto de 2021
Publicações

Chamada de artigos da Revista Pandaemonium Germanicum: "Bilinguismo luso-alemão"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Linguística

Chamada de artigos: Revista Pandaemonium Germanicum

Tema: Bilinguismo luso-alemão

https://www.revistas.usp.br/pg/announcement/view/1152

Os contextos de bilinguismo luso-alemão têm relação, principalmente, com (i) a busca pela aprendizagem de alemão como língua estrangeira nos países lusófonos ou a aprendizagem de português como língua estrangeira em países de expressão alemã, (ii) a permanência de emigrantes portugueses e brasileiros em países falantes de alemão e (iii) a manutenção de línguas de imigração alemã no Brasil. Considerando esses contextos, a pesquisa sobre as duas línguas em contacto tem sido cada vez mais prolífera.

Diante disso, torna-se cada vez mais importante compreender melhor o uso de ambas as línguas nos diferentes contextos mencionados, bem como refletir sobre aspectos específicos desse bilinguismo e perspectivas de pesquisa. Para esse dossiê, são esperados textos sobre perspectivas linguísticas do bilinguismo luso-alemão. Serão avaliados estudos estruturais, aplicados, psicolinguísticos e sociolinguísticos sobre o uso de português e alemão (e suas respectivas variedades) em diferentes contextos enquanto língua estrangeira, segunda língua, terceira língua, língua de herança ou língua minoritária.

Normas de Submissão

Os textos podem ser redigidos tanto em português, quanto em alemão ou inglês. Ao enviar um manuscrito, os autores devem atestar que o artigo é original e não foi publicado ou não é considerado para publicação em nenhum outro local, e que nenhuma parte do material viola os direitos autorais de terceiros. Todos os trabalhos serão revisados inicialmente pelos editores convidados, para garantir que são adequados ao escopo do Dossiê da Pandaemonium Germanicum. Os artigos deverão ser enviados pelo sistema Scholar One: http://mc04.manuscriptcentral.com/pg-scielo

As normas para publicação de trabalhos constam no site: https://www.revistas.usp.br/pg/onlinesubmission

Cronograma

Envio dos textos completos até 31 de julho de 2022

Publicação: maio a agosto de 2023 (v. 26, n. 49)

Os textos recebidos serão submetidos ao crivo do Conselho Científico da revista. Pedimos especial atenção às normas para publicação: somente artigos formatados segundo as normas da revista serão avaliados.

Organizadores:

Profa. Dra. Cristina Flores (Universidade do Minho, Portugal)

Profa. Dra. Esther Rinke (Goethe-Universität Frankfurt am Main)

Prof. Dr. Bernardo Limberger (UFPEL)

 

Fonte: divulgação CEHUM

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas