Terça-feira, 19 de Março de 2024
Publicações

Chamada da revista Orientes do Português para número sobre João Malaca Casteleiro | nova data

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Macau

Chamada para artigos, Estudos Orientais, Língua, Linguística

Decorre até 12 de Julho de 2020 o período de submissão de trabalhos para o segundo volume da Revista Orientes do Português – edição conjunta do Instituto Politécnico de Macau e da Universidade do Porto.

Todos os artigos enviados através da página de submissões no site da revista (http://orientes-do-portugues.ipm.edu.mo) serão objeto de uma primeira avaliação por parte da comissão redatorial que, em caso de aprovação, os submete a um sistema de revisão externa por pares, cega e anónima, com dois revisores. A decisão inicial é comunicada aos autores num prazo de até 30 dias.


Número especial: João Malaca Casteleiro

Dias antes do anúncio da chamada para artigos do nosso segundo número, surpreendeu-nos a notícia do falecimento do linguista João Malaca Casteleiro, membro do Conselho Científico da Revista Orientes do Português e figura importantíssima para a difusão da língua portuguesa no continente asiático e para o cenário da língua portuguesa em Portugal e no mundo. Faz todo sentido, então, que dediquemos um número especial da Revista Orientes do Português à memória do Professor João Malaca Casteleiro, honrando, desta forma, o imenso legado que nos deixou.

Para este número especial, aceitaremos artigos que versem sobre as ligações com o mundo oriental de quaisquer das temáticas que o Professor João Malaca Casteleiro desenvolveu durante a sua trajetória. Em particular, mas de forma não exaustiva:

  • Nas áreas relacionadas com a linguística portuguesa, interessam-nos especialmente temas como o contato do português com línguas orientais, a elaboração de vocabulários para o ensino e aprendizagem do português como língua estrangeira no oriente.

  • Na lexicografia, interessam-nos a análise e a historiografia dos dicionários bilíngues que conjuguem o português com o chinês, o japonês ou outras línguas orientais. Estudos sobre a presença de vocábulos de origem portuguesa em línguas orientais também são bem-vindos.

  • No que tange ao Acordo Ortográfico 1990, interessam-nos artigos acerca da sua influência sobre as relações dos países da CPLP com o Oriente e seu impacto no ensino da língua portuguesa nos países asiáticos.

  • Na filologia e na linguística histórica, interessam-nos artigos que discorram sobre a história e o desenvolvimento do português nas inúmeras comunidades orientais em que se faz presente. A análise de termos portugueses cuja etimologia se liga a fatores orientais também apresenta particular interesse.

A revista aceita trabalhos escritos em qualquer uma das variedades do português e também em inglês.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas