Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Chamada da Revista Kriterion: Teorias do Contrato Social

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Filosofia, Chamada para artigos

As teorias do contrato social tiveram um papel importante no desenvolvimento do pensamento político moderno. Autores como Hobbes, Locke, Rousseau, e tantos outros, modificaram a maneira de se pensar a origem dos corpos políticos ao abordar o problema a partir da decisão dos indivíduos de se associar, para criar instituições capazes de garantir a vida em comum em condições razoáveis para a sobrevivência e o desenvolvimento das sociedades. Com isso, sugeriram novas vias para se pensar questões como aquelas da passagem do estado de natureza para as sociedades políticas, da soberania, da natureza das leis, do direito de resistência e tantas outras.
 
Nos séculos seguintes, essas teorias foram atacadas, mas também conheceram desenvolvimentos, que chegam até nossos dias. Debates sobre os limites do poder soberano se acoplam às investigações sobre o papel das teorias contratualistas na criação de mecanismos institucionais capazes de promover a justiça social. No outro lado, o aparecimento de organizações transnacionais e o desenvolvimento paulatino de fóruns de arbitragem internacionais, colocam em questão a ideia tradicional de que o contrato é o mecanismo ideal para a criação das formas políticas particulares.
 
O estudo do tema permite o debate com as teorias da Antiguidade sobre a fundação dos corpos políticos, a análise da história do pensamento político moderno e contemporâneo, mas também a investigação de abordagens do problema do contrato social que levem em conta as condições atuais das sociedades de massa.
 
Esta edição especial da Kriterion será dedicada a teorias do contrato social e estará aberta a abranger todas tais questões e ainda outras. Mais especificamente, são bem-vindas constribuições em qualquer um dos seguintes tópicos:
 
- O problema do contrato na história do pensamento político;
- O contrato na filosofia moral contemporânea;
- A tradição analítica e o problema do contrato;
- Contrato social e regimes de exceção;
- Contrato social e o problema da justiça;
- As críticas (feministas, marxistas, libertarianas, comunitaristas) ao contratualismo.
 
Data limite para submissões: 31 de maio de 2016.
 
Para detalhes sobre a preparação dos manuscritos, consultar Diretrizes para autores.
 
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 sob a missão de publicar artigos em filosofia ou que tenham relevância filosófica, assim como estabelecer um intercâmbio de publicações de textos filosóficos de pesquisadores do Brasil e do Exterior.
 
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica),SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica dois fascículos por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.
 
Mais informações: http://www.kriterion.fafich.ufmg.br/index.php/kriterion/pages/view/chamada.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas