Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Chamada da Revista História Crítica para o dossiê: “Gênero e História na América Latina, séculos XVII a XX”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Colômbia

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Latino-Americanos, Género, História

Historia Crítica, publicação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de los Andes (Bogotá, Colômbia), anuncia que receberá artigos para o dossier “Gênero e História na América Latina, séculos XVII a XX”, que estará sob a coordenação de Martha Lux (Universidad de los Andes) e María Cristina Pérez Pérez (Universidad Externado de Colombia). Os artigos serão recebidos entre 1 e 31 de outubro de 2019.

A proposta parte da pertinência de utilizar o gênero como categoria de pesquisa e ferramenta conceitual para a História. Podemos entender o gênero como uma categoria analítica, ampla e polissêmica, que não é estática nem homogênea e que não se limita a estudar as diferenças que prescrevem papéis determinados a homens e mulheres. O gênero como noção evidencia as mudanças produzidas nas relações sociais e de poder inseridas nos âmbitos econômicos, institucionais, religiosos, culturais e políticos de uma determinada sociedade. Por isso, permite estudar problemáticas tais como inclusão, exclusão, poder, dominação, subordinação, negociação e resistência em algumas dinâmicas de espaço e tempo. Ao se tratar de uma ferramenta conceitual, o gênero está em diálogo com outras categorias analíticas que permitem tornar complexo o estudo de momentos e situações históricas particulares.

A partir dos elementos descritos e da importância da categoria gênero para a História, este dossier se propõe a receber trabalhos de pesquisas históricas, entre o século XVII e o século XX, nos seguintes eixos temáticos:

• Estudos de casos com metodologias de pesquisa inovadoras que se enquadrem nos estudos de gênero;
  • Trabalhos que utilizem a categoria gênero relacionada a outras noções e outros conceitos analíticos em um contexto histórico determinado;
  • Perspectivas de pesquisa com abordagem de gênero, que proporcionem ferramentas teóricas e conceituais para o estudo dos sujeitos na História;
  • Balanços historiográficos sobre avanços na América Latina na relação entre gênero e História.

A revista Historia Crítica tem como objetivo publicar artigos inéditos (em espanhol, inglês e português) de autores nacionais e internacionais que contribuam para o estudo da história e das ciências sociais e humanas para uma melhor compreensão dos contextos sociais, políticos, econômicos e culturais do passado e do presente. Nesse sentido, a Revista busca fortalecer a pesquisa histórica, a reflexão acadêmica e a elaboração de balanços historiográficos atualizados que permitam construir diálogos na comunidade acadêmica nacional e internacional. Trata-se de uma publicação trimestral (janeiro-março, abril-junho, julho-setembro e outubro-dezembro), que se publica no início de cada período mencionado. Criada em 1989 e financiada pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de Los Andes (Colômbia).

Mais informações no site da revista Historia Crítica.