Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Chamada da Revista Esclavages & Post~esclavages para dossiê “Black Lives Matter: um movimento transnacional”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais

Chamada para publicação da Revista

Esclavages & Post~esclavages / Slaveries & Post~Slaveries

Número temático “Black Lives Matter: um movimento transnacional”

Este dossiê da revista Esclavages & Post~esclavages / Slaveries & Post~Slaveries visa reunir artigos que analisam a transnacionalização de Black Lives Matter (BLM). As contribuições estarão atentas ás modalidades concretas das circulações, das apropriações e das repercussões das mobilizações ligadas a BLM, mas também ás rupturas e ás continuidades históricas e políticas que implicam e que as explicam. Da mesma maneira, as contribuições apresentando o papel das Novas tecnologias de informação e de comunicação (NTIC), das redes sociais, nomeadamente na difusão de imagens (vídeos de violências policiais, de manifestações, obras artísticas, etc.) e o desenvolvimento transnacional do movimento, serão consideradas com atenção.

Editores científicos

• Audrey Célestine (professora da universidade de Lille)

• Nicolas Martin-Breteau (professor da universidade de Lille)

• Charlotte Recoquillon  (investigadora afiliada ao Instituto francês de geopolítica, universidade Paris 8)

para estudar o caráter transnacional de BLM, este dossiê considera propostas de artigos abordando um ou mais dos temas seguintes:

• as circulações transnacionais do movimento BLM com o estudo das redes e das trocas políticas, midiáticas e científicas entre militantes, simpatizantes ou oponentes situados nos Estados Unidos e fora dos Estados Unidos.

• as apropriações locais das reivindicações políticas, do léxico militante e dos métodos de ação de BLM com o estudo dos modos como o movimento encontra-se reconfigurado pelos atores locais – mais de que simplesmente exportado fora dos Estados Unidos ou importado em bloco –, mas também o estudo da adaptação de BLM ao contexto local pelos movimentos sociais pre-existentes, os partidos e as organizações políticas, os sindicatos profissionais, as associações de estudantes, etc.

• as repercussões políticas de BLM nas mobilizações de cidadãos, nas políticas públicas, nos discursos midiáticos, nas pesquisas científicas, etc. no país, na região ou no grupo social estudado.

Abertas ao conjunto das Ciências humanas e sociais, as contribuições para este número estarão atentas ás modalidades concretas das circulações, das apropriações e das repercussões das mobilizações ligadas a BLM, mas também ás rupturas e ás continuidades históricas e políticas que implicam e que as explicam. Da mesma maneira, as contribuições apresentando o papel das Novas tecnologias de informação e de comunicação (NTIC), das redes sociais, nomeadamente na difusão de imagens (vídeos de violências policiais, de manifestações, obras artísticas, etc.) e o desenvolvimento transnacional do movimento, serão consideradas com atenção (Cox 2017; Ince et al. 2017; Schneider 2017).

Modalidades de submissão

Os resumos de artigos (entre 500 e 800 palavras) devem ser enviadas antes do 1 de julho de 2021.

para ciresc.redaction@cnrs.fr. As propostas de artigos (45 000 caracteres no máximo, espaços incluídos, com a bibliografia) deverão ser submetidas em francês, em inglês, em espanhol ou em português, antes do 1 de outubro de 2021 sem falta. Devem ser acompanhadas de uma síntese de 3 600 caracteres no máximo. A lista completa das recomendações ás/aos autores encontra-se disponível aqui.

A decisão do comitê editorial será comunicada dia 5 de novembro de 2021. Os artigos escolhidos serão publicados na revista Esclavages & post~esclavages em abril de 2022.

Ver as instruções para autores em linha.