Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Publicações

Chamada da revista Em Tese para o dossiê "Paisagem: substância lenhosa da língua"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

A revista Em Tese do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da FALE-UFMG divulga a chamada de trabalhos para o dossiê "Paisagem: substância lenhosa da língua". O prazo para apresentação de propostas é 01 de dezembro de 2015.
 
Ementa:
 
Desde o Iluminismo, a paisagem é vista, comumente, como uma construção humana enquadrada no campo das representações. Nessa direção, é a partir da capacidade do homem de representar a paisagem por palavras, sons e imagens que ela passa a existir, ou seja, somente quando é delimitada no campo do humano pode-se falar dela. Nesse contexto, ela nos deu uma nova dimensão espacial, a perspectiva, oferecendo-nos o abismo e o horizonte, por exemplo. Mas e se caminharmos em outra direção? Se não concebermos a paisagem como uma construção do homem, mas como o que sempre esteve lá a nos espreitar como uma força, uma potência, apontando-nos justamente o que a representação não encerra? Se pensarmos, com Agamben, que o limite da língua não está, necessariamente, no silêncio, no indizível, mas na "substância lenhosa da língua", para onde nos dirigiríamos? E se tomássemos a perspectiva como uma orientação não somente espacial, mas também ontológica, na qual todo habitante do planeta teria um modo de vida a ser compartilhado, vislumbrando uma noção de identidade mais aberta, menos binária, em que se conceberia o outro não mais como um espelho, mas como um destino, como escreveu Viveiro de Castro sobre os Tupinambá? Para onde caminhariam a literatura e a crítica literária?
 
Essas são algumas questões suscitadas por este novo dossiê da revista Em Tese. Convidamos todos – escritores, poetas, artistas, pesquisadores – a pensarem a paisagem não mais como uma construção do homem, mas justamente como o que excede, a porção inumana, que o invade, desestabilizando a ordem social, cultural, política e econômica, levando-o, sempre, mais além, indo ao encontro desta constatação de Hölderlin: não há na terra uma medida.
 
A Em Tese é um periódico eletrônico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da FALE-UFMG, dedicado a divulgar produções e pesquisas nas áreas de Estudos Literários e de Artes.
 
A revista aceita submissões de textos inéditos – artigos, resenhas, recensões, traduções que contemplem as seguintes áreas: Literatura Brasileira, Literaturas Clássicas e Medievais, Literaturas de Língua Inglesa, Literaturas Modernas e Contemporâneas, Teoria da Literatura e Literatura Comparada.
 
Mais informações: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese.
 
Imagem: "Modos de ser", Leonora Weissmann

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas