Sábado, 08 de Maio de 2021
Publicações

Chamada da revista Diacrítica: Psicolinguística e Neurociência da Linguagem

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Linguística

Chamada de artigos: Diacrítica, volume 36, número 1

Psicolinguística e Neurociência da Linguagem

                                                     

Editores convidados:

Maria do Carmo Lourenço-Gomes, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho

Juliana Novo Gomes, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho

Armanda Costa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

 

Prazo de submissão: 30 de outubro de 2021

 

Introduzir a Psicolinguística como disciplina que se ocupa do estudo sobre como a linguagem é processada e representada no cérebro, parece-nos, à primeira vista, suficiente para caracterizar a nossa proposta para esta chamada de artigos. A designação da disciplina, que advém da tradicional associação dos interesses da Psicologia e da Linguística, parece hoje denotar um campo mais vasto do que outrora. A Psicolinguística converteu-se numa área altamente produtiva que, juntamente com a Neurociência da Linguagem, vem contribuindo de modo decisivo para a descrição e o entendimento sobre o funcionamento da linguagem humana. Os estudos são hoje inspirados em múltiplas áreas de conhecimento e empregam diferentes metodologias.

Este número temático, então, é dedicado a trabalhos nas múltiplas interfaces da Psicolinguística e da Neurociência da Linguagem, embora não esteja restrito exclusivamente a esses domínios. Serão recebidos e avaliados artigos originais ou de revisão e artigos de estudos exploratórios mais curtos, com resultados que se concentrem na investigação experimental. As propostas poderão contemplar a aplicação de diferentes abordagens e métodos, online e offline, para o estudo dos processos neuropsicológicos subjacentes ao desempenho linguístico nos níveis da palavra, da frase e do texto, nas modalidades de compreensão e de produção.

Além da vasta gama de fenómenos linguísticos nos domínios da aquisição, compreensão e produção da linguagem, entendidos de maneira ampla, serão acolhidos também tópicos mais específicos, incluindo, por exemplo, sistemas de memória e linguagem, bilinguismo, perturbações da aquisição e do desenvolvimento linguístico e língua gestual.

 

Normas de submissão: http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/about/submissions

Formulário de submissão: http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/submission/wizard


A Diacrítica (Qualis A1) é uma revista científica, de cariz multidisciplinar, dedicada aos estudos literários, culturais e linguísticos. É editada pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), desde 1986, e subsidiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde janeiro de 2017 é publicada também em formato eletrónico, com periodicidade trimestral.

A revista está registada com o ISSN 0870-8967 (formato em papel) e 2183-9174 (formato eletrónico) e está licenciada com uma Licença Creative Commons CC BY-NC.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas