Sexta-feira, 07 de Maio de 2021
Publicações

Chamada da Revista Desenredo

Início: Fim: Países: Brasil

Linguística, Literatura, Chamada para artigos

A Revista Desenredo, revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF, está com chamada aberta até o 20 de março de 2015, para a submissão de artigos ao v. 11, n. 1, jan./jun. 2015; sob o tema «O abismo entre a estante e a vitrine».
 
A publicação destina-se à divulgação de estudos/trabalhos que promovam reflexões teóricas e práticas sobre a história da produção do conhecimento linguístico e literário. Considerando o desenvolvimento científico e institucional das várias correntes metodológicas que estudam linguagem e interpretação, os artigos deverão explorar questões como: ensino de línguas; língua e discurso; a escrita na imprensa; revisões do cânone literário na contemporaneidade; a literatura de fantasia e o leitor jovem; biografias, autoajuda e as apostas do mercado editorial.
 
Professores organizadores:
Profa. Dra. Carme Regina Schons
Prof. Dr. Paulo Ricardo Becker
 
Desenredo publica trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação em Letras e áreas afins, de instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. No caso de trabalhos em coautoria, mesmo que haja autor(es) que esteja(m) cursando o doutorado ou o mestrado, um dos autores, necessariamente, deve possuir o título de doutor e estar vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu na área.
 
Confira as Normas de Elaboração do artigo.
 
Contato
 
Revista Desenredo
Universidade de Passo Fundo
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)

Prédio B4 – Campus I Rodovia BR 285 – Km 292
Bairro São José CEP 99.052-900 Passo Fundo – RS
Fone: (54) 3316-8341
E-mail: ppgletras@upf.br
Site: http://www.upf.br/seer/index.php/rd;
 
O título da revista do Programa de Pós-Graduação em Letras é baseado em um conto de Guimarães Rosa, publicado na obra Tutaméia, de 1967. Para quem não teve o prazer de ler esse texto, a narrativa trata de um marido apaixonado que, perante a reconhecida infidelidade da esposa, procura reconstruir ou desconstruir, pela persistência e pela linguagem, a má reputação da mulher: “Entregou-se a remir, redimir a mulher, à conta inteira. Incrível? É de notar que o ar vem do ar. De sofrer de amar, a gente não se desafaz.” A tentativa de fazer e refazer as verdades, de tornar a cada verdade uma outra, mais “nua e pura”, talvez seja, afinal, a meta dos editores e dos autores da Desenredo, periódico que atenta a diferentes temáticas, assuntos e questões, a cada volume, sob a ótica das áreas e das linhas de pesquisa que compõem o Mestrado em Letras da UPF.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas