Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025
Publicações

Chamada da Revista de Teoria da História para o dossiê: Razão e História

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, História

Call for Papers 1-2025 • Razão e História

A nova edição da Revista de Teoria da História receberá artigos que tratem, entre as muitas possibilidades que o tema sugere, das relações entre História e Razão – duas das categorias mais importantes para todo o debate acerca da Teoria e da Filosofia da História. Diante das muitas abordagens possíveis que o tema comporta, convidamos a todos os pesquisadores das Humanidades, em geral, e da História, em particular, a colaborarem com ensaios, artigos, traduções e resenhas que possam ferir tal problema que, longe de perder atualidade no debate público, parece antes reclamar um novo e profundo esforço de reflexão e reelaboração por parte de toda a comunidade intelectual. Afinal, a profusão de conflitos, de guerras, de governos autoritários, de massificação generalizada da opinião pública, de crise e de ameaça às instituições democráticas – assim como de diversas outras expressões de um patente irracionalismo que não cessam de emergir em contextos locais e globais – parece impor, a todos que se preocupam com o destino humano, a tarefa de recobrar as potencialidades do pensamento, da análise e da crítica e de pô-las a serviço de um amplo esforço de retomada e reconstrução da Razão ante as vicissitudes da História, o que, inclusive, tem implicado na decomposição do singular coletivo em favor das múltiplas Razões.

Por isso mesmo a Revista de Teoria da História também selecionará trabalhos que abordem os temas centrais que, ao longo da História da Historiografia, assim como da História das Ciências Humanas, estiveram em jogo no escrutínio operado pela Razão sobre si mesma: Racionalismo, Iluminismo, Idealismo, Materialismo, Historicismo, Romantismo, Relativismo, Construtivismo, Desconstrucionismo, Psicanálise, Giro Linguístico, assim como tantos outros temas correlatos, poderão adentrar e adensar o escopo desta empreitada, sem que se excluam também reflexões de natureza epistemológica ou ontológica acerca desse vasto campo de temas e problemas.

Data final para envio: 30 de abril 2025
Publicação: julho de 2025

Submissões via website: https://www.revistas.ufg.br/teoria/


O periódico eletrônico Revista de Teoria da História [rth] [ISSN 2175- 5892], criado em 2009, é uma publicação oficial vinculada à Faculdade de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás [UFG]. A [rth] também é associada à Sociedade Brasileira de Teoria da História e História da Historiografia [SBTHH] e à International Network for Theory of History [INTH]. No ano de 2022, a [rth] foi classificada com o estrato A3 pelo portal Webqualis.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas