Sábado, 20 de Abril de 2024
Publicações

Chamada da Revista de História das Ideias para Dossiê Temático: Culturas de género

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Género, História

Revista de História das Ideias, nº 41. 2.ª Série - 2023

Convite à apresentação de artigos | Call for papers

Tema: Culturas de género

Prazo para a submissão de artigos: 30 de setembro 2022

A noção de culturas de género é hoje em dia tão influente e disseminada como controversa. A sua natureza transdisciplinar e a relação inevitável com projetos de autonomização e construção de possibilidades de vida coletiva – cruzando inseparavelmente as esferas do privado e do público – não permitem fixar-lhe contornos precisos e desaconselham, sob risco de amputação ilegítima, a redução das formas de abordagem a cânones disciplinares e metodológicos demasiado estritos.

No domínio da história, a emergência do masculino, do feminino e das relações entre ambos enquanto objeto de inquérito histórico e historiográfico ganhou já foros de cidade, exprimindo-se, por exemplo, no surgimento de revistas internacionais (e.g., Gender & History) e na multiplicação, durante a última década em particular, de monografias e obras coletivas consagradas à historicização do género. Se, por um lado, acolhe os contributos da História das Mulheres, promovida no quadro da Nouvelle Histoire a partir dos anos 90, ou da historiografia dessa história, o movimento atual inclui-os num horizonte de problematização mais amplo da própria ideia de mulher (ainda naturalizável como grupo ou segmento social), aberto por uma historicização e interrogação sistemáticas da categoria de género. Foi neste sentido já notado por alguns autores que a substituição da expressão «História das Mulheres» pela de «História do Género» desloca o acento para as relações do masculino-feminino com os seus contextos históricos, evitando o risco de isolamento da história das mulheres num sector de estudos específico.

O presente volume da Revista de História das Ideias propõe-se acolher a expressão de vários vetores deste movimento, privilegiando a sua relação com a História e a Historiografia, mas sem excluir as articulações naturais que em muitos casos ocorrem com perspetivas procedentes dos estudos literários, semióticos, de sociologia política ou da ideologia, entre outros. A par das perspetivas comparativas autorizadas pelas variações no espaço (geografias) e no tempo (cronologias), contribuições em quaisquer das subáreas nas quais as culturas de género têm sido destacadas, sob fundo de historicização (trabalho, intimidade, domesticidade, reprodução, saúde, etc.), e abordagens animadas por diferentes objetivos (e.g., predominantemente teóricos ou mais diretamente associados a um horizonte de transformação sociopolítica) terão assim lugar neste volume. O objetivo final é o de, através das intersecções, convergências e divergências das várias contribuições, dar a ver, para lá da sua estrutura polémica (que frequentemente domina a agenda pública), a natureza fundamentalmente complexificadora e problematizante deste domínio de estudos e o modo como mobiliza alguns dos aspetos mais dinâmicos do desenvolvimento contemporâneo da História e da Historiografia.

As propostas de artigos serão sujeitas a dupla revisão cega. Devem ser enviadas até ao dia 30 de setembro de 2022 e terão de respeitar, escrupulosamente, as normas que se encontram publicadas na página web da Revista de História das Ideias (https://impactum-journals.uc.pt/rhi/about/submissions).

Coordenadora: Isabel Ferreira da Mota