Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021
Publicações

Chamada da Revista Crítica Histórica - África: saberes, pesquisas e aprendizagens

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Africanos, História

Chamada para o Dossiê nº 24 (Vol. 12, 2021) - África: saberes, pesquisas e aprendizagens

Pesquisas históricas sobre o continente africano vêm crescendo de forma significativa nas últimas décadas. Muitas dessas novas abordagens derivam de novas propostas metodológicas, da formação de professores especialistas, e da implementação da Lei 10639/03 que tornou obrigatório o ensino das Histórias africanas, dos processos envolvidos nas diásporas e nas experiências plurais do cativeiro. Acreditamos que compreender as Histórias das Áfricas seja um elemento fundamental para entendermos os processos de formação de nossas identidades, e que essas análises podem contribuir no combate de toda e qualquer forma de desigualdades e injustiças.

O dossiê objetiva reunir artigos da área geral de História da África, ou seja, temas que abordem os estudos africanos de forma mais ampla, considerando a especificidade do campo e a historicidade das análises. Ademais, o dossiê busca artigos que demonstrem a temática nas experiências docentes em seus vários níveis (ensino, pesquisa e extensão), além de suas representações em materiais didáticos, oficiais e midiáticos.

Reunir artigos que abordem a história do continente africano e de experiências docentes nos mais diversos níveis sobre a temática dão subsídios para o estímulo de pesquisa e produção na área, especialmente, levando em consideração a lei 10.639/2003, que estipula a obrigatoriedade do ensino de História da África e cultura afro-brasileira no ensino básico.

Encaminhem suas contribuições até 15 de outubro de 2021 através do sistema da Revista Crítica Histórica.

Organizadoras: Profa. Dra. Flávia Maria de Carvalho (UFAL) e Profa. Dra. Ingrid Silva de Oliveira Leite (UFSJ)


Revista Crítica Histórica (ISSN: 2177-9961 - Qualis B1) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo principal é divulgar a produção historiográfica em geral com ênfase em pesquisas originais e articular a troca de informações junto a outros pesquisadores da região e do país. Com isso, quer-se criar um veículo democrático para o debate e a reflexão crítica sobre os temas históricos de interesse regional e nacional.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas