Segunda-feira, 14 de Junho de 2021
Publicações

Chamada da Revista Brasiliana para o dossiê "Militares e política no Brasil"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Reino Unido

Chamada para artigos, Estudos Brasileiros, Política

Chamada de artigos | Revista Brasiliana
 
A Brasiliana - Journal for Brazilian Studies (ISSN: 2245-4373) publicará um dossiê interdisciplinar em dezembro de 2021 sobre a relação entre militares e política. O objetivo deste número temático é oferecer uma contribuição multifacetada para um melhor entendimento de como os militares desenvolveram uma posição altamente controversa dentro da história sócio-política moderna do Brasil.
As pesquisas sobre os regimes militares, a redemocratização a partir da década de 1980 e as relações civil-militares no Brasil são robustas e estão consolidadas, mas pouco se tem feito para entender a presença generalizada dos militares na arena política brasileira por meio de uma abordagem ampla e interdisciplinar que possa dialogar com outras perspectivas na arena internacional. Há hoje uma crescente presença de militares no poder no Brasil, e tanto acadêmicos quanto sociedade civil estão questionando as consequências e potenciais implicações de tais níveis de militarização no governo de uma democracia, especialmente em um país ainda sob as sombras de uma ditadura militar (1964-1985). Além disso, as relações civis-militares no Brasil não se desenvolveram da mesma forma que na Europa ou na América do Norte, e o caso do Brasil pode constituir um acréscimo significativo ao debate global sobre a relação entre militares e política.
 
Os editores têm interesse em submissões que abordem questões e tópicos tais como:
  • As relações entre militares e política no Brasil desde uma perspectiva global e/ou comparatista.
  • O que significa ter forças militares no centro da trajetória e construção histórica de uma nação?
  • Quais foram as consequências e impactos da presença dos militares na política interna e externa do Brasil?
  • Quais ferramentas conceituais e metodológicas podem ser úteis para entender melhor as relações civis-militares no Brasil?
  • Como essa presença militar no governo influenciou o imaginário social do país?
  • Respostas relevantes (e.g. culturais; criativas; sociais, etc.) à presença dos militares no governo do Brasil.
  • Outros tópicos relevantes relacionados ao tema do dossiê.

Aceitamos publicações em português, inglês e espanhol. As submissões devem aderir às normas da revista e o modelo de formatação apropriado. Todas as submissões devem ser enviadas até 30 de agosto de 2021 por meio da plataforma da Brasiliana (https://tidsskrift.dk/bras/about/submissions).

O dossiê terá como editores convidados Vinicius Mariano de Carvalho, Eleonora Natale e Anna Grimaldi (todos do King’s College London), em colaboração com o editor-chefe Felipe Botelho Correa.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas