Domingo, 25 de Julho de 2021
Publicações

Chamada da revista brasileira Esboços para dossiê "Radical History em contextos globais"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, História

A revista Esboços: histórias em contextos globais convida pesquisadores a submeterem artigos para o dossiê "Radical History em contextos globais: conexões, perspectivas e casos", organizado por Robert Kramm (LMU Munique) e Danielle Heberle Viegas (LMU Munique). Os artigos devem ser enviados até 02 de agosto de 2021 através da plataforma da revista. O dossiê será publicado no v. 29, n. 50, jan./abr. 2022.

Chamada para o dossiê “Radical History em contextos globais: conexões, perspectivas e casos

Embora algumas vezes a chamada Radical History tenha sido considerada mero ativismo político, recentemente a área tem se desdobrado e fortalecido academicamente em múltiplas direções, incluindo a História Global. Uma de suas principais demandas é reconhecer histórias até então silenciadas, em alinhamento com movimentos libertários, organizações e grupos sociais. As ditas abordagens históricas radicais tem se tornado cada vez mais populares no estudo da história não-europeia e não-ocidental. Na Ásia, por exemplo, a área ajuda a desconstruir os estereótipos racistas persistentes da suposta obediência dos asiáticos e revelam a longa possibilidades de estudo vinculadas ao anarquismo, ao comunismo, ao feminismo e ao socialismo. Da mesma forma, na América Latina o campo está se expandindo entrelaçado à tradição da História Social, especialmente no Brasil, em alinhamento com visões interdisciplinares.

No entanto, muitas vezes a história radical soa muito abrangente e não dá muita atenção às perspectivas culturais e às suas conexões globais. Para evitar essas armadilhas, um dos maiores desafios da área é conectar diversas histórias, não só comparando semelhanças mas, igualmente, rupturas, questionando por que certas histórias foram silenciadas como práticas e narrativas. Para reforçar isso, novas expectativas e ferramentas correlativas à História Global podem ser úteis, refletindo sobre o conceito de radicalidade e invertendo cenários clássicos de influenciadores e receptores em momentos de crise e insurreições.

O presente Dossiê tem a intenção de reunir estudos que abordem a Radical History em suas múltiplas possibilidades em relação à História Global. Nós encorajamos pesquisadores em todo o mundo a enviar artigos que dialoguem com os tópicos da Radical History, incluindo:

  • Movimentos sociais/políticos radicais
  • Anarquismos
  • Feminismos
  • Injúrias e repressões
  • Utopias e distopias radicais
  • Raça e racismo
  • Mídias e radicalidades

Serão aceitos estudos empíricos bem como artigos com enfoque teórico. Abordagens baseadas em metodologias transnacionais são muito bem-vindas Os textos podem ser submetidos em inglês, espanhol ou português.

Maiores informações: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/announcement/view/1717

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas