Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Chamada da revista Aniki: A Pesquisa Histórica no Cinema Ibero-americano

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Polónia

Chamada para artigos, Cinema, Estudos Ibero-Americanos

A Revista Aniki (ISSN 2183-1750), publicada pela AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, está com chamada aberta para o dossiê "Festivais de cinema e os seus contextos socioculturais". O prazo para submissão de propostas encontra-se aberto até 15 de julho de 2021.

Este dossiê temático é coordenado por Andrea Cuarterolo (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Eduardo Morettin (Universidade de São Paulo, Brasil) e Georgina Torello (Universidad de la República, Uruguai).

O objetivo principal do dossiê é o de refletir sobre os rumos atuais da pesquisa histórica em cinema no mundo ibérico e latino-americano, pensando os desafios impostos pela contemporaneidade e as perspectivas existentes. Os esforços no sentido de elaborar um sistema de compreensão das experiências ocorridas no passado que relacione a análise fílmica e os dados da produção cinematográfica em suas diferentes manifestações às questões de contexto constituem uma das tarefas do trabalho do historiador (Oliveira Mazzini e Torello 2016). Ao longo de décadas, o acúmulo de conhecimento contribuiu para a formação de uma historiografia, podendo, conforme o contexto, ser definida como clássica ou nova, denominação frequente em artigos e livros sobre o assunto (Bernardet 1995; Elsaesser 2004; López 2006; López e Tierney 2014; Paranaguá 2015; Ramos e Schvarzman 2018). Parafraseando os títulos das três obras paradigmáticas organizadas por Pierre Nora e Jacques Le Goff nos anos 1970 (1976a, 1976b, 1976c), a nossa intenção é de avaliar o estatuto das novas abordagens, novos objetos e novos problemas nas pesquisas históricas mais recentes e os possíveis caminhos a serem enfrentados na articulação entre teoria e prática.

Eixos temáticos:

Os ensaios submetidos podem incluir, embora não exclusivamente, os seguintes tópicos:

• Estudos sobre as vertentes historiográficas do cinema, com reflexão acerca de suas categorias de análise;
  • As diferentes perspectivas de abordagem da história do cinema;
  • As possíveis conexões entre a pesquisa documental, a análise fílmica e história, com a indicação de caminhos possíveis para a ampliação do campo;
  • Os desafios trazidos pelo digital e a crescente perda de contato com a materialidade das fontes;
  • O papel atual dos arquivos fílmicos, museus de cinema e das Cinematecas na pesquisa histórica;
  • A história dos estudos de cinema, a constituição do campo e a sua reconfiguração;
  • A emergência de novos temas e objetos de estudo;
  • A desnacionalização dos estudos sobre cinema: enfoques comparativos e transnacionais;
  • A descentralização dos estudos sobre cinema: a história do cinema fora das grandes capitais;
  • O crescente interesse pelo estudo de filmes não comerciais (cinejornais, filmes amadores, filmes familiares, filmes educativos e científicos etc.);
  • Os estudos intermediais.

O prazo para submeter os artigos termina a 15 de julho de 2021.

Todos os artigos recebidos serão sujeitos a um processo de seleção e revisão cega por pares.

Antes de submeter o seu artigo completo, consulte aqui as Políticas de Secção, as Instruções para Autores e a Política de Revisão por Pares.

Para submeter uma proposta, por favor clique aqui.

Mais informações no site da revista Aniki.