Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Publicações

Chamada da Revista 2i: "Literatura e Fotografia: Outras Cartografias do Olhar"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Ciências da Comunicação, Fotografia, Literatura

Call for Papers

Revista 2i | Estudos de Identidade e Intermedialidade

Literatura e Fotografia: Outras Cartografias do Olhar

Website: https://revistas.uminho.pt/index.php/2i/index

Data limite para submissão de colaborações: 31 maio 2021

Editores: Isabel Cristina Pinto Mateus, José Cândido de Oliveira Martins e Duarte Belo


Apresentação

Desde as suas remotas origens na antiguidade clássica que a imagem "fotográfica" do real refletido numa superfície espelhada exerce um enorme poder sedutor sobre os homens. Narciso apaixona-se pelo seu próprio reflexo e perde-se nas águas, Perseu vê-se confrontado com a imagem de um outro refletida na superfície polida do escudo e vence a temível Medusa. Sedução não isenta de perigos, talvez por isso o pensamento sempre tenha desconfiado da imagem e dos seus poderes, não cessando de a analisar, de a interrogar, de construir narrativas em torno dela. Susan Sontag lembra que a realidade "has always been interpreted through the reports given by images" (On Photography), mas não é menos verdade que essas imagens são o resultado de um olhar, um modo particular de ver o real. "Uma  foto é sempre invisível: não é ela que nós vemos", afirma R. Barthes em  La Chambre Claire; em última instância, a fotografia confronta-nos com a nossa própria imagem.

Celebrando quase dois séculos de longa e intensa história, desde os primeiros daguerreótipos oitocentistas de Daguerre e Nièpce, passando pelos retratos de Hill e Nadar e as experiências pioneiras deste último na utilização da luz artificial ao captar as imagens dos subterrâneos de Paris ou nos ensaios da fotografia aérea, a Fotografia afirma-se como técnica e arte omnipresente e particularmente atuante no primeiro quartel do séc. XXI. Os novos meios digitais democratizaram a um ponto impensável o sonho analógico da Kodak nos finais de oitocentos, tornando a fotografia acessível a todos,  disponível ao alcance de um telemóvel; o mundo global abriu-lhe novas paisagens e horizontes criativos, e o autorretrato digital, a "selfie", converteu-se numa das imagens icónicas da contemporaneidade, tendo em 2013 a designação sido reconhecida como palavra internacional pelo Oxford English Dictionary.

Desde o seu início, não é possível pensar a Fotografia sem conceder grande destaque às relações com outras artes e saberes, incluindo tensões e desafios entre as funções pragmáticas e a dimensão estética. Hoje mais do que nunca, em tempos de poéticas de hibridismo, a Fotografia tem uma vocação congenialmente interdisciplinar. Se as relações primordiais com a pintura e o cinema são conhecidas, hoje as possibilidades estéticas são infinitamente mais vastas, potenciadas pelas interfaces com várias linguagens (artísticas ou outras, particularmente as digitais, abrindo-se a formas híbridas intermediais (performing hybridity). O aparecimento dos drones e a imagem aérea do mundo ("aerial shot") abriram, por sua vez, relações intermediais que vão dos documentários às séries televisivas, alterando a nossa forma de olhar o mundo.

Face ao sugerido e numa cartografia do híbrido intermedial, numa sociedade como a atual, num horizonte pós-moderno, a Fotografia levanta hoje novas interrogações, face a problemáticas contemporâneas, desde a reinvenção no digital, à relação com outros média, sem esquecer o pós-humano, entre outras tendências do nosso tempo. Hoje mais do que nunca, impõem-se novas literacias da imagem, cumprindo assim a profecia de W. Benjamin: "O analfabeto do futuro será aquele que não souber ler as fotografias, e não o iletrado" (Pequena História da Fotografia).

Com o tema enunciado — "Literatura e Fotografia: Outras cartografias do olhar" — pretendemos assim abarcar novas cartografias fotográficas, tendo em conta renovadas identidades e intermedialidades. Por todas estas razões, entendemos muito pertinente refletir criticamente sobre estas temáticas, tendo em conta os tópicos a seguir apresentados.

Alguns tópicos acolhidos neste número da revista

  • Fotografia e formas de memória
  • Fotografia, paisagem, natureza
  • Fotografia e literatura
  • Fotografia e outras linguagens artísticas
  • Fotografia, identidades, retrato
  • Fotografia, corpo, género
  • Fotografia e ciência
  • Fotografia e narrativas digitais/intermediais
  • Pós-fotografia e pós-humano
  • Fotografia como performance

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas