Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Publicações

Chamada da Revista 2i: "Faces e Ângulos da Intermedialidade"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Ciências da Comunicação, Intermedialidade

Call for Papers

Revista 2i | Estudos de Identidade e Intermedialidade

N. 5 (2022) Faces e Ângulos da Intermedialidade: Terminologia e Discurso Intersemióticos

Website: https://revistas.uminho.pt/index.php/2i/index

Data limite para submissão de colaborações: 15 janeiro 2022

Editores: Ana Cláudia Munari Domingos e Lars Elleström

Em Cultura das mídias, cuja primeira edição é de 1992, Lúcia Santaella já apontava para o modo como sobretudo as instâncias de produção e consumo de bens culturais reinventavam-se a partir dos novos meios. Em 2006, em Convergence culture, Jenkins, a partir do viés de uma economia da cultura e do entretenimento, propunha pensar essas mudanças a partir da convergência das mídias, focalizando então a internet e, assim, sinalizando para a contribuição dos consumidores. Ainda que Jenkins utilize o verbo to "colide" para falar das (rel)ações entre as "velhas" e "novas" mídias, é a mesma linha de pensamento de Santaella que se manifesta: as mídias não se excluem, elas interagem de diferentes formas.

É assim que nos anos 90 o conceito de "intermidialidade" é utilizado para colocar em xeque antigas noções que, ainda hoje, são utilizadas na compreensão das relações entre as mídias: a própria noção de mídia; a perspectiva da arte como objeto de análise; a interdisciplinaridade; a intertextualidade.

Claus Clüver, em um de seus textos cabais para os estudos dos fenômenos intermidiais, publicado em 1997, salientava para a perspectiva transdisciplinar dos "estudos interartes", a partir de conceitos então pouco conhecidos, seja pela Teoria da Literatura, na Literatura Comparada, seja nos Estudos Culturais, como tradução intersemiótica e ekphrasis. Ainda que Clüver tratasse das relações intermidiais a partir dos Estudos Interartes, como deixa claro o título de seu trabalho, ele mostra como pesquisadores já traziam à tona essas interações a partir de formas e textos que subvertem a ideia das artes como um critério conceitual para a análise desses fenômenos. É através de dois trabalhos, "Inter textus / inter artes / inter media" e "Intermediality and interart studies", publicados em 2001 e 2008, respectivamente, que Clüver atualiza esse foco de análise, demarcando um norte para os Estudos em Intermidialidade, sobretudo em Língua Portuguesa. Em 2005, a criação do Grupo de Pesquisa Intermidialidade junto ao CNPq, agência de fomento da pesquisa científica brasileira, coordenado pela Profa. Dra. Thaïs Diniz (UFMG) e pelo Prof. Dr. Clüver (Indiana University), concretiza esse campo de estudos no Brasil.

Essa pequeníssima e redutora síntese nos permite chegar aqui para afirmar outro lugar comum: a cultura midiática, a convergência dos sempre ou nunca novos meios, a transdisciplinaridade que a análise desses fenômenos exige, apontam para a "babel" que tem sido o discurso acadêmico sobre as relações intermidiais. Enquanto a diferença entre os múltiplos e distintos campos e áreas que observam os fenômenos intermidiais é positiva, como o é para as ciências em geral, o discurso que os focaliza torna-se problemático, visto, muitas vezes, contribuir para ruídos de comunicação e, muito mais, por deixar de ser cooperativo e colaborativo para a compreensão da comunicação, que é a razão fundamental e centralizadora dos estudos em Intermidialidade.

Esse dossiê, ao apontar essas questões, instiga para proposições conceituais e metodológicas, assim como análises de fenômenos a partir delas, que contribuam para um discurso transdisciplinar para os Estudos em Intermidialidade. Esse chamado, assim, intenciona encontrar os meios para o diálogo cujo discurso possa ser compreendido e debatido por pesquisadores de diferentes sistemas semióticos.

Principais temas acolhidos neste número da revista:

  • Teorias, objetos e práticas dos Estudos em Intermidialidade
  • O conceito de mídia, midialidade, modo e modalidade
  • Categorizações e descrições dos fenômenos intermidiais
  • Os diferentes prefixos do discurso acadêmico sobre as mídias: inter, intra, multi, mix, trans
  • Metodologias para análise dos fenômenos intermidiais

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas