Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Chamada da História – Revista da FLUP | Dossiê temático: “Diásporas, migrações e culturas numa perspetiva histórica”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, História

Chamada de artigos 2023 1.º Semestre

História — Revista da FLUP - Número 13 – 1º Semestre, IV Série, 2023

Dossiê temático:Diásporas, migrações e culturas numa perspetiva histórica

Data limite de submissão de propostas: 30 de janeiro de 2023

Coordenação do dossiê temático: Hugo Ribeiro da Silva

A revista admite ainda artigos para as secções Outros Estudos e Recensões críticas.

A revista aceita a publicação nas seguintes línguas: Português, Espanhol, Francês e Inglês.

Homens e mulheres que, partindo de vários lugares do continente africano, arriscam a vida atravessando o Mediterrâneo ilegalmente; refugiados de guerra da Síria ou da Ucrânia; Venezuelanos que fogem para os países vizinhos... Todos os dias nos chegam notícias de gente que por razões económicas, humanitárias ou ambas abandonam os seus países com esperança de uma vida melhor. Na verdade, pouco destes fenómenos é novidade na história da humanidade. Movimentos migratórios constituem mesmo um aspeto estrutural da vida humana. Quando nos media, ou em fóruns de políticas públicas, se discute a problemática da migrações, o debate é marcado por uma dicotomia de termos: “legal”/ “ilegal”, “forçada”/ “voluntária”, “migrantes económicos”/ “refugiados”… Curiosamente, raramente historiadores são convidados para participarem em tais debates. Académicos de outras disciplinas, decisores políticos e meios de comunicação social tendem a ignorar uma perspetiva histórica que os poderia ajudar a melhor interpretar as migrações dos nossos dias, muitas vezes apresentando-as como “sem precedentes”.

HISTÓRIA – REVISTA DA FLUP propõe-se contribuir para o debate através da organização de um número temático sobre “Diásporas, migrações e culturas numa perspetiva histórica”. Assim, convidam-se todos os interessados a apresentarem propostas de artigos que abranjam qualquer cronologia e/ou geografia. O objetivo é, precisamente, apresentar ao leitor um conjunto variado de artigos que, lidos no seu conjunto, ofereçam uma perspetiva diversificada sobre o fenómeno migratório e a formação de comunidades diaspóricas, com particular destaque para as suas manifestações culturais (alimentação, música, religião, língua…). Abordagens no campo da história política, económico-social ou demográfica são naturalmente bem-vindas, mas de particular interesse serão propostas no âmbito da história cultural. Como sublinhado por Stuart Hall, importa perceber de que modo pessoas de diferentes culturas, diferentes línguas, diferentes credos religiosos, ao encontrarem-se num mesmo lugar, onde tiveram de fazer a sua vida e interagir umas com as outras, desenvolveram estratégias para viver, e conviver, com a diferença. Por outro lado, e num século em que as diásporas se conectam digitalmente, importa perceber de que modo fenómenos culturais (ex: a música), surgem como elementos de ligação de comunidades dispersas pelo mundo (veja-se o caso de Cabo Verde). Tradição e inovação surgem, portanto, como fenómenos que se complementam.

Sem ignorar os inúmeros exemplos de conflitos que muitas vezes aqueles encontros provocam, interessam-nos, particularmente, abordagens que permitam perceber os casos em que pessoas com diversas heranças se encontram e convergem. Tal abordagem implica uma reflexão ampla que considere, entre outros, os conceitos de diáspora, formação de identidades, cosmopolitismo e a própria ideia de cultura.

Instruções para submissão de artigos

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas