Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Chamada da Al Irfan - Revista de ciências humanas e sociais: Multiculturalismo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Marrocos

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais

Al Irfan - Revista de ciências humanas e sociais, do Instituto de Estudos Hispano-Lusófonos ― Universidade Mohammed V- Rabat, está com chamada aberta para o dossiê temático "Multiculturalismo". O prazo para envio de propostas decorre até 15 de abril de 2016.

O dossiê pretende rediscutir os dilemas do multiculturalismo, enfatizando os contextos hispânicos e lusófonos, bem como suas interconexões com a África e o mundo árabo-muçulmano à luz, sobretudo, das novas dinâmicas oriundas dos fluxos migratórios, movimentos de refugiados e identidades diaspóricas. Esperam-se contribuições que ajudem a pensar, de maneira comparativa, os novos desafios das políticas de “integração” e de “reconhecimento” em contextos nacionais e transnacionais diversos.

Al Irfan publica trabalhos de caráter disciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar, com ênfase nos mundos hispânicos e lusófonos, assim como suas interseções com o plano histórico, cultural, sociológico, político e econômico e com a África e o mundo árabo-muçulmano. Aceitam-se textos nas seguintes línguas: espanhol, português, árabe ou francês.

Todos os artigos serão submetidos ao sistema de avaliação anônima por pares. Informações sobre a formatação dos artigos podem ser solicitadas ao coordenador do número temático, Lorenzo Macagno, nos seguintes e-mails: lorenzom@ufpr.br / lorenzomacagno@hotmail.com.

A data limite para o envio dos artigos ao coordenador é 15 de abril de 2016.

O primeiro número de Al Irfan foi publicado em dezembro de 2015. Em breve, a página de internet da revista estará disponível para consulta.

Fonte: networks.h-net.org