Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Publicações

Chamada para artigos - Revista Cadernos Metrópole

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arquitetura, Chamada para artigos, Ciências Sociais, Demografia, Geografia

A Revista Cadernos Metrópole convida os pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, que abordam a questão urbana e regional, a enviarem textos sobre o tema “Território e trabalho em tempos de crise” . O objetivo desta edição, v. 19 nº 38, é refletir sobre a inflexão que os mercados de trabalho regionais vêm sofrendo no contexto da grande crise mundial, debatendo a reestruturação regressiva dos mercados de trabalho sobretudo nas áreas metropolitanas. Os trabalhos podem ser enviados até 30 de agosto. 

A revista Cadernos Metrópole, de periodicidade quadrimestral, tem como enfoque o debate de questões ligadas aos processos de urbanização e à questão urbana, nas diferentes formas que assume na realidade contemporânea. Trata-se de periódico dirigido à comunidade acadêmica em geral, especialmente, às áreas de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Geografia, Demografia e Ciências Sociais.

Os artigos podem ser redigidos em português ou espanhol. Os artigos apresentados em outros idiomas serão traduzidos para o português. Na versão eletrônica, os textos serão publicados no idioma original enviado pelos autores, em inglês, francês, italiano ou espanhol, além do português.

 
Território e trabalho em tempos de crise

Para esse número da revista estamos propondo uma reflexão sobre a inflexão que os mercados de trabalho regionais vêm sofrendo no contexto da grande crise mundial. Nos países da América Latina, esta crise se acentuou recentemente com a queda na demanda e nos preços das commodities, levando a baixas taxas de crescimento econômico, ao aumento do desemprego, ao estancamento do movimento de formalização das ocupações, colocando em xeque o processo de inclusão social que vinha marcando essas sociedades na primeira década do século XXI. Politicamente, há um retorno de forças neoliberais na região que apontam para o desmantelamento das políticas de proteção social, o que poderá levar, entre outras consequências sociais, a uma reestruturação dos mercados de trabalho na região.

Assim, pretende-se neste número da revista instigar reflexões que aprofundem a hipótese de uma reestruturação regressiva dos mercados de trabalho, bem como tratem dos impactos territoriais da crise econômica, particularmente nas áreas metropolitanas e em territórios especializados na produção de commodities, e da capacidade de enfrentamento deste momento de crise, que se supõe diferente em cada região e país.

Para mais informações, acesse o site da Revista Cadernos Metrópole e o manual de publicação

 

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas