Sexta-feira, 07 de Maio de 2021
Publicações

Call for papers para o número XIV da revista Studia Iberystyczne

Início: Fim: Países: Galiza, Portugal, Espanha, Polónia

Revistas, Ciências Humanas, Chamada para artigos, Ciências Sociais

Studia Iberystyczne, anuário do Departamento de Línguas Ibéricas do Instituto de Filologia Românica da Universidade Jaguelónica de Cracóvia, tem o prazer de convidá-lo a enviar os seus artigos a serem publicados no número XIV (2015) intitulado “A crise e as minorias”, que será mais um dos volumes do SI dedicados às línguas, literaturas e culturas minoritárias da Península Ibérica.
 
A complexa realidade linguística da Península sempre dependeu de fatores extralinguísticos. Nos últimos anos, tem sido impossível ignorar o impacto da crise económica nesta região. Se bem que o seu final esteja ainda para vir, na nossa opinião já é possível observar certas regularidades.
 
Juntamente com os estudiosos interessados pelas línguas e culturas minoritárias da Península, gostávamos de procurar respostas às seguintes questões:
 
― Que influências tem tido a quebra financeira nas organizações que apoiam as línguas minoritárias, na política linguística, na condição da cultura e no mercado editorial?
 
― A crise debilita ou reforça as identidades locais? Faz ressurgir os traumas históricos ou desencoraja a construção de laços na sociedade civil?
 
― Que marcas deixa na criação literária e como se demonstra nas traduções?
 
― Como terminará a crise? Consolidará sentimentos de particularidade dentro das comunidades minoritárias ou traduzir-se-á num retrocesso no caminho até uma descentralização cultural?
 
Receberemos com interesse também outro tipo de abordagens ligadas à crise e às minorias.
 
Solicitamos o envio dos originais até o dia 30 de novembro de 2014 para o endereço eletrónico studia.iberystyczne@uj.edu.pl incluindo o nome e apelido, afiliação, endereço de correio eletrónico e um sumário de um máximo de 300 palavras na língua do artigo e em inglês.
 
Aceitam-se artigos escritos nas seguintes línguas: espanhol, português, galego, catalão, basco (juntamente com um sumário em espanhol ou português) ou inglês.
 
Confira os documentos anexos para mais informações.
 
mik Krakow: Kraków, Collegium Novum UJ; licença CC BY-NC-ND 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas