Terça-feira, 28 de Setembro de 2021
Publicações

Call for Papers revista "Trasparenze": Sophia de Mello Breyner Andresen

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Itália, Portugal

Chamada para artigos, Literatura

A revista Trasparenze (Edizioni San Marco dei Giustiniani, Genova) dedica o seu nono número online (e gratuito) à obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Os artigos serão organizados nas cinco secções que constituem a revista:

Saggi: Contributos de carácter crítico sobre a actividade literária e ensaística da autora.

Reminiscenze: Estudos filológicos sobre materiais guardados no arquivo da Biblioteca Nacional de Lisboa (rascunhos, correspondências epistolares, diários). Recuperação e valorização de materiais inéditos na sequência das operações de espólio.

Convergenze: Estudos focalizados na componente visual da obra da autora e na sua relação com os media da fotografia, do cinema e da pintura; análise das fontes iconográficas. Esta secção também acolherá formas de elaboração do tema que utilizem representações gráficas ou visuais.

Equivalenze: Estudos sobre a actividade de tradução da autora, sobre a tradução da sua obra para outras línguas, mas também, num sentido mais amplo, sobre a tradução concebida como re-escrita, movimento entre sistemas semióticos diferentes, diálogo intertextual e intermedial.

Persistenze: Contributos dedicados à recepção individual e colectiva da obra de Sophia de Mello Breyner, centrados no seu papel de testemunho na esfera política e cultural portuguesa.

Estudiosas e estudiosos são convidados a apresentar até ao dia 30 Setembro de 2021 um abstract com um máximo de dez linhas. A entrega dos artigos seleccionados pela redacção deverá ocorrer até ao dia 31 Janeiro de 2022.

Serão aceites textos em língua italiana, inglesa e portuguesa.
Abstract e artigos deverão ser enviados para: redazione.trasparenze@gmail.com

 

Curadoria do número: Elisa Rossi
Redator-chefe: Nicola Ferrari
Redatores: Cosimo Angelini, Samuele Fioravanti, Lucilla Lijoi, Martina Morabito, Stella Poli, Paolo Senna

Para ler os números anteriores da revista consultar o site da editora.


Esta iniciativa insere-se nas actividades dos projectos de investigação MOV. Corpos em Movimento: Circulações, Narrativas e Arquivos em Tradução (grupo LOCUS) e Textualidades (grupo MORPHE) do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (UIDB/00509/2020).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas