Terça-feira, 28 de Setembro de 2021
Publicações

Call for papers Dossiê “100 anos de Paulo Freire”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências da Comunicação, Ciências da Educação

Call for papers Dossiê “100 anos de Paulo Freire”
Publicação para dezembro, vol. 26, n. 2, 2021
Revista Comunicação & Educação - eISSN: 2316-9125

Coordenadores do Dossiê : Douglas Kellner, Ismar de Oliveira Soares e Pablo Nabarrete Bastos 

Em 2021, comemora-se o centenário do filósofo da educação, teórico da comunicação, educador popular, professor universitário e homem público Paulo Freire.

Pela universalmente reconhecida contribuição dada por sua obra, a revista Comunicação & Educação publicará o Dossiê “100 anos de Paulo Freire”, edição especial, prevista para circular no encerramento das comemorações de seu centenário, no final do corrente ano.

Paulo Freire (1921-1997), nascido na capital Recife, estado de Pernambuco, é a referência de intelectual brasileiro mais citada no mundo. Sua extensa obra é marcada pelo compromisso com uma Filosofia da emancipação das camadas populares por meio da Educação.

O educador brasileiro também é referência fundamental para as teorias da comunicação na América Latina, influência reconhecida pelos principais pesquisadores da área, notadamente dos estudos culturais latinoamericanos e da comunicação comunitária, popular e alternativa. Sua pedagogia baseada na prática e na dialogia, aplicada em projetos no campo e na cidade ao redor do mundo, segue inspirando e orientando a prática da pedagogia libertadora em diversas instituições e movimentos sociais, na educação formal e informal.

Reconhecida mundialmente, a práxis freirana na interface comunicação e educação, passou a ser a base do pensamento que contribuiu para a emergência e a consolidação, na Ibero-América, do conceito e da prática da educomunicação.

Em vida, Paulo Freire obteve 35 títulos de Doutor Honoris Causa, entre 1988 e 2013, em reconhecidas universidades de 11 países (Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal, San Salvador, Suécia). Após sua morte, passou a ser tema central de estudo e referência para projetos de 32 organizações, em países da África, Europa, Ásia, Oriente Médio e Américas, entre        os quais 19 “Institutos Paulo Freire”.

A partir do dia 13 de abril de 2012, pela lei nº 12.612, Paulo Freire passa a ser reconhecido como patrono da educação brasileira. No entanto, a figura de Freire não é unanimidade, em seu próprio país. Setores tradicionalistas tentam deslegitimar a obra do educador, especialmente por seu impacto na formação de uma juventude cada vez mais comprometida com a justiça, a defesa do meio ambiente e a liberdade de expressão

Para o trabalho de preparação da edição deste número especial, os editores da Revista Comunicação & Educação convidaram os professores Douglas Kellner (UCLA, USA), Ismar de Oliveira Soares (ECA-USP, Brasil) e Pablo Nabarrete Bastos (UFF, Brasil) que passam a coordenar o Dossiê “100 anos de Paulo Freire.

Eixos Temáticos

Para o Dossiê “100 anos de Paulo Freire”, a revista Comunicação & Educação abre a presente chamada para artigos circunstanciados num dos seguintes eixos temáticos:

  • Paulo Freire e seu tempo: contexto sócio-histórico
  • Paulo Freire e pensamento crítico em comunicação, informação e educação.
  • A singularidade dos livros de Paulo Freire;
  • A singularidade da alfabetização emancipadora;
  • Freire e o Movimento de Educação de Base;
  • Círculos de cultura, a ação cultural libertadora e a concepção de sujeito social;
  • Mecanismos de subordinação: a educação bancária, a cultura como extensão;
  • Movimento social: Comunicação e dialogia na transformação emancipadora;
  • Intelectual peregrino: contribuições para a educação emancipadora na América Latina e na África;
  • Experiências no exílio: sofrimento e ação afirmativa pela emancipação dos povos;
  • Contribuição de Paulo Freire para a inter-relação comunicação/educação (o campo da educomunicação);
  • Reconhecimento mundial: obras traduzidas, os institutos que levam seu nome, pesquisas internacionais;
  • Polêmicas que a obra de Paulo Freire suscita na área de Filosofia e de Metodologia da Educação na visão de especialistas brasileiros e/ou mundiais;
  • Paulo Freire no século XXI: novas mídias, redes digitais e a Comunicação Educativa
  • Paulo Freire e os diferentes tipos de letramento: competência crítica em comunicação e informação, alfabetização midiática e informacional, media literacy, digital literacy, tecnoliteracia, data literacy e information literacy.

Idiomas

Serão aceitos artigos em Português, Espanhol e Inglês.

Uma vez aceito, o original em idioma estrangeiro será traduzido para o português, publicando-se as duas versões.

Cronograma

  • Abertura do Call for papers – 1 de fevereiro de 2021
  • Encerramento do Call for papers – 31 de maio de 2021.
  • Publicação dezembro de 2021, vol. 26, n.2.

Submissões pelo sistema da revista: www.revistas.usp.br/comueduc, onde se encontram as diretrizes para os autores e os critérios de publicação.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas