Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021
Publicações

Brazilian Journalism Research (BJR) | Chamada para o dossiê: Jornalismo e Empreendedorismo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Jornalismo

Chamada de Trabalhos
V. 18, n. 2, 2022
Jornalismo e Empreendedorismo: entre modelos ideais e experiências práticas. Balanços e Perspectivas.

Editores: Renaud Carbasse (Université Laval, Canadá), Olivier Standaert (Université catholique de Louvain, Bélgica), Clare Elizabeth Cook (University of Central Lancashire, Reino Unido)

Esta edição especial da Brazilian Journalism Research questiona e documenta as ligações entre o empreendedorismo e o jornalismo, em práticas jornalísticas e modelos socioeconômicos emergentes. As contribuições nesta edição temática podem tratar das áreas a seguir, mas não se limitam a elas:

  • Qual(is) função(ões) o digital e suas plataformas exercem na estruturação das relações entre jornalismo e empreendedorismo?
  • Como os contextos sociais, políticos e regulatórios favorecem ou limitam a aproximação entre jornalismo e empreendedorismo?
  • Quais são as novas abordagens mercadológicas para o jornalismo nestes contextos e será que elas levam a modelos sustentáveis de produção, distribuição e financiamento do jornalismo?
  • De que maneira o empreendedorismo contribui para formatos jornalísticos inovadores ou para a reconfiguração das funções no jornalismo?
  • Como as competências do empreendedorismo se manifestam nas rotinas diárias, práticas profissionais ou na gestão de carreira dos jornalistas?
  • Como o conceito de jornalista empreendedor evoluiu, foi redefinido e integrado na última década?
  • Como jornalistas, audiências, atores públicos e grupos socioprofissionais definem e conformam nossa compreensão de jornalismo empreendedor?
  • Como o empreendedorismo é construído, recebido e integrado ao metadiscurso de grupos jornalísticos locais, nacionais ou internacionais?
  • Que questões se colocam aos jornalistas empreendedores e como elas são construídas e negociadas?
  • Como e em que medida as competências do empreendedorismo são inseridas nos currículos de jornalismo e quais mudanças são necessárias?
  • Quais aspectos metodológicos se colocam como desafios e oportunidades nos estudos sobre jornalismo e empreendedorismo?
  • Quais desafios e impactos surgiram nas operações e na sustentabilidade de projetos jornalísticos no contexto sanitário e econômico dos últimos anos?
  • Quais adaptações foram necessárias para enfrentar essas mudanças?

 
 
São bem-vindos estudos que contemplam a complementaridade de contribuições teóricas e empíricas, os estudos de caso locais, nacionais ou comparativos, as abordagens críticas ou ainda a pesquisa-ação. O objetivo desta edição é reunir um conjunto de perspectivas interdisciplinares, com riqueza teórica e metodológica, de forma a aprofundar o conhecimento sobre estas questões.
 
Os artigos devem ter entre 40.000 e 55.000 caracteres (incluindo espaços e referências), com prazo de submissão até 30 de novembro de 2021.
 
A BJR aceita manuscritos em Português, Espanhol, Francês e Inglês. Autores de trabalhos submetidos em Português, Espanhol e Francês devem submeter a versão em Inglês um mês após o recebimento do aceite.
 
Os artigos devem ser enviados através do sistema eletrônico da revista em: http://bjr.sbpjor.org.br
 
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: bjreditor@gmail.com e renaud.carbasse@com.ulaval.ca
 
As diretrizes para os autores estão em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/about/editorialPolicies#custom-0

Prazo para submissão de artigos: 30 de novembro de 2021
Notificação de aceite: 30 de abril de 2022
Publicação: 30 de agosto de 2022



Brazilian Journalism Research (BJR) é um periódico científico quadrimestral publicado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Para mais informações sobre a SBPJor, visite nosso site (www.sbpjor.org.br). A associação é dedicada à teoria e à pesquisa sobre jornalismo (tanto o trabalho teórico, quanto o empírico). A revista é editada em inglês e português/espanhol e recebe artigos em fluxo contínuo, além de produzir edições especiais que têm chamadas específicas.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas