Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Publicações

Branquitude e racismo institucional | Chamada da revista Abatirá

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Educação

Chamada para publicação — Revista Abatirá

A universidade é uma das muitas instituições que constitui o Estado brasileiro, historicamente racista e eurocêntrico. O racismo estrutural e o privilégio branco se manifestam dentro de ambientes institucionalizados, apesar de avanços significativos promovidos por meio de políticas públicas e ações governamentais, especialmente, anteriores ao impedimento da presidenta Dilma Rouseff.

À despeito desses avanços, o privilégio branco teima em se manifestar nas relações entre os sujeitos no ambiente universitário, no currículo dos componentes, nas políticas institucionais e nas burocracias acadêmicas, na presença/ausência de professoras/es negras/es e até no movimento estudantil, implicando em diferenças globais na partilha e no acesso a recursos simbólicos, cognitivos e materiais.

O privilégio branco na universidade é causa e consequência de tratamento desigual em sistemas e agendas educativas, posicionando os sujeitos brancos em situação de vantagem em relação a outros grupos racializados. Partindo dessa premissa, a presente chamada se propõe a acolher artigos de vertentes teóricas e/ou empíricas, com metodologias variadas, interessados em problematizar o privilégio branco na universidade.

 O envio dos artigos deverá ser feito por meio do sítio eletrônico:

http://revistas.uneb.br/index.php/abatira

Diretrizes aos Autores:

https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/about/submissions#authorGuidelines

Dúvidas podem ser encaminhadas para abatira@uneb.br.

Textos devem ser submetidos à Abatirá até 31 de outubro de 2021.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas