Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Publicações

Bilinguismo - português e espanhol: a convivência na Ibero-América com outras línguas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para artigos, Ciências da Educação, Cultura, Língua, Linguística

Chamada para artigos
Revista Ibero-Americana de Educação

Bilinguismo - português e espanhol: a convivência na Ibero-América com outras línguas

Fundamentação

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e a Cultura – OEI, dentre seus diferentes compromissos, assumiu o de realizar, no marco do seu Programa Orçamento 2019-2020, ações previstas no Programa Ibero-americano de Difusão da Língua Portuguesa. Estas ações buscam implementar um modelo bilingue, junto com o espanhol e outras línguas presentes na Ibero-América, apostando assim na ampliação dos espaços políticos, educativos e culturais.

No espaço ibero-americano convergem e convivem duas línguas que compartilham uma origem comum: o espanhol e o português, que no seu conjunto envolvem mais de 800 milhões de falantes nos cinco continentes, com especial presença na América Latina, África e Europa. Ressalta-se ainda, a presença de centenas de línguas originárias/indígenas, línguas de imigração e línguas de sinais presentes na região ibero-americana.

O espanhol é atualmente a 2ª língua mais falada no mundo, o que representa 7,8% da população mundial[1], já o português é a 4ª língua mais falada, com mais de 261 milhões de pessoas falantes[2].

É importante ainda destacar a proximidade linguística, cultural e, em muitos casos, geográfica do espanhol e do português, o que torna relevante pensar as duas línguas em conjunto, considerando que formam o maior bloco linguístico do mundo, com expressiva tendência de crescimento.

Assim, partindo destas considerações e assumindo a relevância do  desenvolvimento de ações coordenadas de intercâmbio e de mobilidade, bem como da promoção de redes de colaboração entre pesquisadores e especialistas,  de trabalhos em equipe de grupos de referência temática no campo da educação, da ciência e da cultura, para difundir, valorizar a língua portuguesa em suas relações com a língua espanhola e outras línguas da região, abre-se esta convocatória, pela primeira vez, neste espaço de divulgação científica.

As temáticas que serão tratadas neste número monográfico são as seguintes:

  1. Investigações e estudos relacionados com boas práticas e/ou experiências no trabalho conjunto de instituições, universidades ou governos que envolvam mais de um país, no âmbito da língua portuguesa e/ou espanhola, assim como de outras línguas presentes na região.
  2.  Investigações e trabalhos que analisam estudos de casos envolvendo a difusão, o fortalecimento e a convivência das línguas portuguesa e espanhola no espaço ibero-americano.
  3. Investigações e trabalhos que analisam ou avaliam estratégias de formação de professores tendo o português como língua materna, segunda língua, língua estrangeira e/ou língua de herança.
  4. Trabalhos inovadores sobre o desenho, a implementação e a avaliação de programas nas áreas da ciência e da cultura que valorizem, difundam e promovam as línguas portuguesa, a espanhola ou ambas, bem como outras línguas da região ibero-americana.
  5. Trabalhos de análise, avaliação e estudos sobre projetos em educação com enfoque intercultural desenvolvidos nas áreas de fronteira de países de língua portuguesa e espanhola  na região ibero-americana.

As normas de elaboração dos textos encontram-se disponíveis em: https://rieoei.org/index.php/RIE/about/submissions#authorGuidelines

A convocatória terá início a partir da data de sua publicação e ficará aberta até 00:00h do dia 30 de junho de 2019.

Não serão aceitos trabalhos fora do prazo fixado e que não se ajustam à temática proposta.

Gilvan Müller de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Helena Araújo e Sá, Universidade de Aveiro (UA), Portugal
María Matesanz del Barrio, Universidad Complutense de Madrid (UCM), España

[1] Indicadores consultados na edição em linha El Español en el mundo 2017, anuário do Instituto Cervantes disponibilizado em 2018.
[2] Observatório da Língua Portuguesa (disponibilizado em 2016).

Mais informações no site da Revista Ibero-Americana de Educação.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas