Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Publicações

Articulação das Ciências Sociais (A4) abre chamada para artigos sobre avaliação do ensino de pós-graduação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para artigos, Ciência Política, Ciências Sociais, Políticas Públicas, Relações Internacionais, Sociologia

A Articulação das Ciências Sociais (A4), composta pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), preocupada com a grave crise da pós-graduação brasileira, vêm a público convidar a comunidade acadêmica a participar da construção coletiva de reflexão, diagnósticos e conhecimentos sobre os desafios do presente e caminhos futuros.

Objetivo: Identificar, selecionar e divulgar pesquisas recentes e em desenvolvimento de jovens pesquisadores e pesquisadoras (doutorandos/as e recém-doutores/as) sobre a pós-graduação em ciências sociais no Brasil em suas mais diferentes dimensões: Sistema Nacional de Pós-Graduação; políticas públicas e gestão da pós-graduação; práticas de avaliação; experiências profissionais; história, memória e etnografias da CAPES e dos programas de pós-graduação; experiências internacionais etc.

Público-Alvo: Doutorandos e doutorandas regularmente matriculados em programas de pós-graduação em ciências sociais (antropologia, ciência política, sociologia, relações internacionais, políticas públicas) e recém-doutores e recém-doutoras (com até 7 anos do doutoramento).

Objeto da seleção: Artigos para publicação de livro em formato eletrônico e/ou impresso sobre o tema desta chamada. Além da publicação, os trabalhos selecionados receberão R$ 1.000,00 a título de antecipação de direitos autorais. Os artigos deverão ter entre 20 e 30 laudas (espaço 2, tabelas e bibliografia incluídas) no formato doc.
Os originais devem ser enviados para o e-mail: concurso@anpocs.org.br

* Cada candidato ou candidata (sejam autores/as ou coautores/as) só poderá concorrer com 1 artigo.

** Serão selecionados até 12 artigos.

*** A seleção será feita por comitê a ser constituído por profissionais das 3 áreas das ciências sociais (antropologia, ciência política, sociologia) e divulgado na página da ANPOCS.

Cronograma

Inscrições com envio dos textos: 3 de janeiro de 2022 – 8 de abril de 2022