Sábado, 12 de Junho de 2021
Publicações

Apresentação do livro “Diamantes em Bruto"

Início: Fim: Países: Portugal

História, Lançamentos, Livros

26 de Maio, 16h, Canal YouTube do Instituto de História Contemporânea

A Imprensa de História Contemporânea vai lançar a primeira obra da colecção Trânsitos: "Diamantes em Bruto. Paternalismo Empresarial e Profissionalismo Africano na Diamang, 1917-1975", da autoria de Todd Cleveland.

O livro será apresentado por Jorge Varanda (CRIA — Universidade de Coimbra) e Cláudia Castelo (ICS — Universidade de Lisboa).

Com a presença do autor e de Paulo Jorge Fernandes (IHC — NOVA FCSH, editor).

Sobre o livro:

Diamantes em Bruto aborda as vidas dos trabalhadores africanos nas minas de diamantes de Angola, desde o início das atividades, em 1917, até à independência da colónia, em 1975. As minas eram propriedade da Companhia dos Diamantes de Angola – Diamang –, a qual teve privilégios exclusivos de exploração e de trabalho concedidos pelo governo colonial. Depois de um período inicial tumultuoso, as minas e os acampamentos da companhia conheceram um notável grau de estabilidade, em contraste com os conflitos laborais e étnicos que deflagraram em outras regiões do sul africano. Mesmo durante a guerra de independência de Angola (1961–1975), a zona de influência da Diamang continuou, comparativamente, imperturbável. Cleveland argumenta que este nível de tranquilidade foi fruto de três fatores: altos níveis de compromisso social e ocupacional, ou “profissionalismo”; o isolamento extremo das instalações mineiras; os esforços da Diamang para atrair e reter trabalhadores através de um paternalismo estratégico.

 

Sobre o autor:
Todd Cleveland é professor de História na Universidade de Arkansas (EUA) e investiga sobre História de África e História do Colonialismo. Entre as várias publicações sobre o império colonial português, destacam-se Sports in Africa, Past and Present (2020), Stones of Contention: A History of Africa’s Diamonds (2014) e ainda, em português, Seguindo a Bola: Migração de Jogadores de Futebol Africanos no Império Colonial Português, 1949-1975 (2021).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas