Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Publicações

A revista Anuário de Literatura procura textos que partam da obra de Conceição Evaristo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Revista Anuário da Literatura — ISSNe 2175-7917
Universidade Federal de Santa Catarina

Chamada para trabalhos: v. 24 n. 1 (2019)

Ao retomar as palavras de Maria Nazareth Soares Fonseca quanto à produção literária de escritoras negras, a estudiosa afirma que, nesse caso, “escrever legitima-se como um enfrentamento à situação que delega a determinados segmentos o direito à expressão livre do pensamento, à criatividade e que dispõe a outros fortes entraves ao exercício de atividades criativas.” (2009, p. 296).

Tal cenário não é novidade, pois a trajetória de Conceição Evaristo traz em sua biografia a noção de enfrentamento: embora tenha escrito ainda nos anos de 1980, é na década seguinte que estreou na literatura em 1990, com textos publicados na série Cadernos Negros, do Grupo Quilombhoje. Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, foi vencedora de prêmios como o Jabuti (2015), na categoria contos.

Sobre sua produção Constância Lima Duarte afirma que é “ao mesmo tempo projeto político e social, testemunho e ficção, [e] inscreve-se de modo definitivo na literatura nacional” (2009, p. 332). E não apenas! Homenageada pela Acadêmicos da Abolição no Carnaval de 2019, sua escrita marca um movimento de questionar as opressões vividas pela população negra no Brasil contemporâneo, ao mesmo tempo em que faz um resgate da força da ancestralidade afro-brasileira. É um processo duplo, simultâneo, constituído de memórias coletivas e de trânsitos entre dois continentes.

A revista Anuário de Literatura procura textos que partam da obra de Conceição Evaristo – tanto de seus escritos em prosa quanto em poesia – para construir suas investigações teóricas e críticas. Para o número, também serão aceitos artigos a respeito de outras obras da literatura afro-brasileira que dialoguem com os temas trabalhados pela autora, como a diáspora africana, o resgate da ancestralidade afro-brasileira e os movimentos de resistência da população negra no Brasil.

As diretrizes para autores/as estão disponíveis em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/about/submissions#onlineSubmissions

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas