Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Publicações

Chamada da revista Lusotopie para dossier dedicado a Paulo Freire

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Lusófonos

A revista Lusotopie está com chamada aberta para o dossier 2023 Circulações e ressignificações internacionais dos trabalhos, métodos e práticas de Paulo Freire. O prazo para apresentação de propostas (em francês, inglês ou português) decorre até ao dia 15 de abril de 2022.

Editores
Mélanie Toulhoat, Casa de Velázquez - École des hautes études hispaniques et ibériques (França)
Paolo Vittoria, Universidade de Nápoles Federico II (Italia)

Na ocasião do centenário do nascimento de Paulo Freire (1921-1997), o ano 2021 assistiu a uma proliferação de publicações, documentários e reflexões sobre a contemporaneidade das práticas educativas emancipatórias, desenvolvidas pelo pedagogo brasileiro no decorrer do segundo século XX. No contexto brasileiro atual, as suas obras mais marcantes, como Ação Cultural para a Liberdadee Outros Escritos (Freire: 1979), Pedagogia da autonomia (Freire1996) ou Pedagogia do Oprimido (Freire 1974), têm uma ressonância particular. Os debates atuais também propõem uma análise profunda e renovada de todos os métodos e práticas trabalhadas por Freire e as suas equipas: educação horizontal e popular, pedagogia emancipatória, comunicação participativa, cooperação, desenvolvimento, alfabetização de adultos, trabalho comunitário, descolonização da educação, luta contra a opressão racial, social, económica, cultural e a desigualdade.

Este dossiê temático de Lusotopie convida a pensar de forma multidisciplinar sobre as circulações, reapropriações e evoluções dos trabalhos, e dos métodos pedagógicos de Paulo Freire desde a década de 1960 até o final do século XX, dentro e fora do espaço “lusófono”. As ligações permanentes entre alfabetização, educação popular e conscientização, pilares das diversas experiências desenvolvidas desde a sua entrada na Universidade do Recife, serão questionadas e previstas como tantos elementos transversais de reflexão. Aberto a visões cruzadas e abordagens comparativas, este número visa lançar as bases para uma reflexão decorrente das tradições disciplinares da história cultural, política e social, particularmente pós-colonial, mas também das ciências educacionais e da antropologia da alfabetização. O objetivo é situar Paulo Freire e o seu trabalho, métodos e projetos, assim como a ação e o alcance histórico de grupos de parceiros e colaboradores, vistos como actores internacionais e práticas emancipatórias, reinventados e questionados de acordo com o contexto de aplicação.

Segue uma lista não exaustiva de eixos temáticos de estruturaçãodos artigos:

  • Educação popular, alfabetização de jovens e adultos: abordagens históricas e antropológicas;

  • Ditaduras latino-americanas, exílios e descolonizações africanas: circulações militantes e revolucionárias nos "Suls";

  • Catolicismo progressivo e Teologia da Libertação: uma pedagogia do desenvolvimento?

  • Questões linguísticas e internacionais de práticas educacionais emancipatórias;

  • História, memórias e legados contemporâneos das pedagogias dos oprimidos no mundo lusófono.

As propostas de artigos (500 palavras) deverão ser enviadas até 15 de abril de 2022 para os seguintes endereços : melanie.toulhoat.2020@gmail.com, paolovittoria10@gmail.com, lusotopie@gmail.com. Se o resumo for selecionado, os artigos completos são esperados para o 17 de julho de 2022. A revista aceita artigos em três línguas: francês, português e inglês.

Consulte a chamada completa na página da Lusotopie.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas