Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Vídeo "Museologia e museus: entender o passado para construir o futuro"

Países: Brasil, Portugal, Uruguai

Museologia, Museus

A Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus) disponibiliza, no âmbito da disciplina Estudos sobre o Patrimônio Cultural e Museus do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil, o vídeo no seu canal do YouTube da Palestra com o Professor Dr. Fernando Paulo Magalhães do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, realizada no dia 23 de abril de 2021.

O Professor Fernando Magalhães é Doutor em Antropologia com especialidade em Museologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Portugal. Em 2018 o Professor Fernando Magalhães esteve na UFPB como conferencista no I Colóquio Internacional sobre Museu, Patrimônio e Informação, promovido pela REDMus.

A cooperação científica entre a REDMus e o IPLeiria repercute na produção científica de diversos livros, como Museologia e Património volumes 1, 2, 3 e 4 e Ensaios sobre Memória volumes 1, 2 e 3, disponíveis em: https://www.ipleiria.pt/esecs/investigacao/edicoes/.

O Professor retorna à UFPB, na palestra via Google Meet, tendo como anfitriã Luciana Costa, Doutora em História e Filosofia da Ciência com Especialidade em Museologia pela Universidade de Évora, Portugal, Líder da REDMus e Professora do PPGAV UFPB/UFPE, para discutir o surgimento dos museus e o seu papel na formação da sociedade moderna, lançando reptos sobre sua relevância tanto no passado como para o futuro da sociedade, não deixando de pensar num mundo pós-pandêmico.

O vídeo da Palestra está disponível para acesso em: https://youtu.be/JdwnCWa8R6A

Instagram: @redmus_ufpb
Contatos: redmusufpb@gmail.com / lucianna.costa@yahoo.com

Responsáveis pela disciplina Estudos sobre o Patrimônio Cultural e Museus:
Professora Dra. Luciana Costa e Professora Dra. Sabrina Melo.