Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

UMinho e UAveiro juntam 16 instituições numa Rede em Estudos Culturais

Início: Fim: Países: Portugal

Ensino Superior, Divulgação

No quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais (PDEC), reúnem-se no próximo dia 12 de dezembro, na Universidade de Aveiro, os diretores e representantes das 16 instituições culturais, educativas e artísticas que constituirão, juntamente com o PDEC (que decorre de uma parceria entre a UMinho e a UAveiro), uma Rede em Estudos Culturais / Cultural Studies Network. Os integrantes desta Rede são, para além das Universidades do Minho e de Aveiro, parceiras no PDEC, o Museu Santa Joana, o Teatro Aveirense e o Museu da Cidade de Aveiro, o Teatro Nacional São João, a Casa da Música, a Fundação Serralves, o Theatro Circo, a Casa das Artes de Famalicão, a Fundação Vila Flor, o Movimento Democrático das Mulheres, a IUNA, as Direções Regionais da Cultura do Norte e do Centro, o Museu Nacional da Imprensa, a Culturgest e a Fundação Calouste Gulbenkian.

A criação desta rede significa, na prática, que os doutorandos do PDEC poderão investigar os processos artísticos, educativos e culturais realizados nas instituições parceiras ou estudar os acervos artísticos, bibliográficos e documentais das mesmas, abrindo-se assim um fértil campo para a produção de conhecimento científico sobre arte, cultura e sociedade em Portugal sob a perspetiva dos Estudos Culturais. Pretende-se ainda que a Rede se desenvolva no sentido da partilha e divulgação de informações de agenda cultural dos respetivos membros no site do PDEC (www.estudosculturais.com) e que os seus membros possam servir de conselheiros para o desenvolvimento académico e das linhas de investigação deste Programa Doutoral nos próximos anos.

A cerimónia de assinatura dos respetivos protocolos terá lugar no dia 12 de dezembro (sexta-feira), a partir das 12h00, na Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro e assinala a oficialização da rede e o início efetivo das parcerias de natureza científica, académica e cultural entre cada um dos organismos membros e o Programa Doutoral. A cerimónia contará com a presença dos Reitores das Universidades do Minho e de Aveiro, da Presidente Instituto de Ciências Sociais da UM, do Diretor do Conselho Diretivo do Departamento de Línguas e Culturas da UA e dos diretores do PDEC em ambas as universidades, bem como dos doutorandos deste curso. O convite à participação estende-se à comunidade universitária e à população em geral.

UMinho | Comunicação
Bill Tyne: Angles; CC BY-SA 2.0