Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

Sociedade das Nações (1920-1946): promessas e legados

Início: Fim:

Cem anos volvidos sobre a criação da Sociedade das Nações, que daria origem à Organização das Nações Unidas, o Instituto de História Contemporânea apresenta, a partir de uma ampla base documental e iconográfica, uma exposição que procura proporcionar uma visão internacional e transnacional da instituição, focando também o envolvimento de personalidades portuguesas, tanto as oficiais (políticos e diplomatas), como as da sociedade civil (desde médicos a juízes, a jornalistas e professores universitários), na sua história.

Estabelecida no rescaldo da I Guerra Mundial, aquando da elaboração do Tratado de Versalhes, a Sociedade das Nações constituiu-se como uma primeira tentativa de dotar a sociedade internacional de um mecanismo de segurança colectiva que pudesse evitar uma catástrofe como a que teve lugar entre 1914 e 1918, ao mesmo tempo que encorajava a procura de respostas concertadas para problemas globais.

A sua vigência foi acidentada, não tendo conseguido prevenir uma nova conflagração mundial em 1939. Mas a utopia que a animou – fazer com que as relações internacionais não ficassem reféns da lei do mais forte – continuou a inspirar reformadores e líderes visionários, sendo retomada em 1945, no momento de instituir a Organização das Nações Unidas.

 

ENTRADA LIVRE

Datas: 21 de Janeiro a 24 de Abril de 2020
Horário: de Segunda a Sexta, das 09h30 às 19h30; Sábados, das 09h30 às 17h30
Local: Mezzanine da Biblioteca Nacional de Portugal

 

Coordenação: Pedro Aires Oliveira (IHC — NOVA FCSH)

Curadoria Científica:
Aurora Almada e Santos (IHC — NOVA FCSH), Bruno Cardoso Reis (ISCTE-IUL), Cláudia Ninhos (IHC — NOVA FCSH), Cristina Rodrigues (IHC — NOVA FCSH), Helena Pinto Janeiro (IDI-MNE e IHC — NOVA FCSH), Quintino Lopes (IHC — Universidade de Évora), Pedro Aires Oliveira (IHC — NOVA FCSH), Yvette Santos (IHC — NOVA FCSH)

 

Colaboração:

Instituto Diplomático — Ministério dos Negócios Estrangeiros
100 Years of Multilateralism in Geneva
United Nations Archives

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas