Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

Publicação do Programming Historian em português

Países: Brasil, Portugal

História, Humanidades Digitais

O Programming Historian é uma publicação académica revisada por pares que trabalha no âmbito das humanidades digitais e da metodologia da história digital. A publicação divulga, em acesso aberto, lições que ajudam os humanistas a aprenderem uma ampla gama de ferramentas digitais, técnicas e fluxos de trabalho com foco na pesquisa e no ensino.

São quatro as línguas agora disponíveis no projecto, reforçando a sua internacionalização, diversidade e alcance global. A versão em português resulta de um esforço colectivo de uma ampla equipe de voluntários de Portugal e do Brasil. A equipe inicial, que preparou a tradução da plataforma e vai assegurar as primeiras lições, conta com o contributo de colegas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), da Fundação Getúlio Vargas (Brasil), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Brasil), do Instituto Superior Técnico (Portugal) e da Universidade Federal de São Paulo (Brasil).

A equipa está aberta a novas colaborações com outras comunidades académicas e outras áreas geográficas de língua portuguesa, nomeadamente na África e na Ásia.

Mais informações sobre o lançamento da versão em português aqui.

Fonte: Programming Historian

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas