Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Notícias

Prémio México de Ciência e Tecnologia abre inscrições

Países: Brasil, Galiza, Portugal, México

Prémios

  • Prémio México 2014

O governo mexicano está com inscrições abertas para candidatos de instituições da América do Sul e Central, Caribe, Portugal e Espanha ao Prémio México de Ciência & Tecnologia 2014.
 
O prémio será concedido a uma personalidade de reconhecido prestígio profissional que tenha contribuído de forma significativa ao conhecimento científico universal, ao avanço tecnológico ou ao desenvolvimento das ciências sociais; que se tenha destacado pelo impacto internacional das suas contribuições; por haver criado escola; pela sua contribuição para a formação de recursos humanos; e que seu trabalho tenha sido feito, fundamentalmente, em um ou mais países da região mencionada nessa convocatória.
 
Instituído em 1990, o prémio prestigia anualmente o trabalho científico e tecnológico realizado por pesquisadores das regiões ibero-americana e caribenha. Mexicanos não participam.
 
De acordo com a organização, o objetivo é estreitar as relações das comunidades científicas e tecnológicas dos países das regiões ibero-americanas e caribenhas com o México.
 
O Prêmio México de Ciência e Tecnologia já foi concedido a sete cientistas brasileiros: Constantino Tsallis, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); José Leite Lopes, também do CBPF; Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Johanna Döbereiner (1924-2000), então pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Martin Schmal, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo (USP); e Sérgio Henrique Ferreira, também da USP.
 
O cientista vencedor da edição deste ano receberá aproximadamente US$ 50 mil.
 
O prazo para a inscrição dos candidatos e entrega da documentação vai até 1º de outubro.
 
Mais informações: www.ccc.gob.mx/premio-mexico.
 
Confira o documento da convocatória em anexo.
 
Agência FAPESP

Documentos

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas