Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Notícias

Prémio Literário Vergílio Ferreira 2021

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Literatura, Prémios

O prazo para apresentação de candidaturas ao Prémio Literário Vergílio Ferreira 2021, atribuído todos os anos pela Universidade de Évora (UÉ), está aberto até ao dia 10 de dezembro.

Instituído pela UÉ em 1997, para homenagear o escritor que lhe dá o nome, o prémio destina-se a galardoar anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.

As propostas de candidatura devem ser oriundas de universidades em que se desenvolvam estudos de literaturas e/ou de culturas lusófonas ou de instituições culturais relevantes nesses âmbitos.

“A candidatura deve ser fundamentada com a apresentação do autor e respetiva obra literária”, indicou a instituição, referindo que as propostas podem ser enviadas para a UÉ em papel, dirigidas ao presidente do júri, ou em suporte digital, para premiovergilioferreira@uevora.pt.

Tal como nas edições anteriores, a cerimónia de entrega do galardão está agendada para 01 de março, data em que se assinala o aniversário da morte do escritor Vergílio Ferreira (1916-1996), patrono do prémio e autor de “Aparição”.

Na edição referente a 2021, o júri, presidido pelo professor da UÉ António Sáez Delgado, integra ainda os docentes universitários Ana Paula Arnaut (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Pedro Serra (Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca, em Espanha) e Cláudia Teixeira (UÉ), assim como a crítica literária Anabela Mota Ribeiro.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas