Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Notícias

Pesquisadores podem ter acesso a bases de dados protegidos do Inep

Países: Brasil

Investigação

Consultores, professores e pesquisadores já podem pedir informações sobre a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Antes, o acesso era restrito à base pública. Esta semana foram divulgadas normas exigidas para os pedidos de consulta.
 
O objetivo de criar um ambiente seguro é oferecer transparência e segurança ao processo, exclusivamente para fins de pesquisa e de estudo.
 
O espaço, na sede do Inep, em Brasília, permite aos pesquisadores a consulta a bancos de dados sobre censos e avaliações.
 
Para ter acesso a essas informações, os especialistas e professores que trabalham na produção de pesquisas acadêmicas, tanto do instituto ou do Estado, precisam estar autorizados.
 
O pedido deve ser protocolado em formulário, com justificativa para o estudo. Esse procedimento serve para qualificar a permissão, respeitando a individualidade e a transparência.
 
Servidores públicos que trabalham na produção de pesquisas têm acesso aos dados mediante autorização do Inep, ou de servidor do instituto a quem seja delegado o poder. As informações estarão disponíveis em ambiente reservado, por tempo determinado.
 
Quem for considerado apto a realizar pesquisas deve preencher um termo de compromisso e sigilo.
 
Rede Comunicadores
enagumo: INEP; CC BY 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas