Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Notícias

Nélida Piñon toma posse como Acadêmica de Honra na Real Academia Galega

Início: Fim: Países: Brasil, Galiza

Eventos, Literatura

A Acadêmica e escritora Nélida Piñon, ocupante da Cadeira nº 30 da Academia Brasileira de Letras, estará na Galiza, do dia 24 de setembro, quarta-feira, a 4 de outubro, sábado, onde, na qualidade de primeira brasileira, tomará posse como Acadêmica de Honra na Real Academia Galega com o discurso A épica do coração. Ela será recepcionada pelo historiador Ramón Villares, Presidente do Conselho da Cultura Galega.
 
Nélida Piñon foi nomeada membro de honra da Real Academia Galega na sessão plenária de 28 de março de 2014, por ser uma figura destacada das letras e da ação cívica brasileira e pelo seu valor singular para a Academia "não só pela reivindicação explícita, pública e reiterada, da sua origem galega, mas também por considerá-la constituinte da sua identidade pessoal, expressiva e intercultural".
 
Durante sua estada, a escritora participará do lançamento do Prêmio Nélida Piñon, uma iniciativa do Concelho de Cotobade e da Conselharia de Cultura da Junta da Galiza. Por ocasião desses eventos, ocorrerá um seminário sobre sua obra, na Universidade de Santiago de Compostela, bem como palestras e debates. Nélida Piñon também cumprirá, durante esse período, uma extensa agenda de entrevistas com a imprensa escrita, falada e televisionada.
 
A escritora participará ainda no ato de encerramento da VI Bienal Literária em Santiago de Compostela, dia 3 de outubro, participando do 25º aniversário de la secção galega da associação de escritores PEN Clube Internacional.
 
Quinta ocupante da Cadeira 30, eleita em 27 de julho de 1989, na sucessão de Aurélio Buarque de Holanda, e recebida em 3 de maio de 1990 pelo Acadêmico Lêdo Ivo, Nélida Piñon nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em jornalismo pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Em 1996-1997, tornou-se a primeira mulher, em 100 anos, a presidir a Academia Brasileira de Letras, no ano do seu primeiro Centenário.
 
Em 1970, inaugurou a cadeira de Criação Literária na Faculdade de Letras da UFRJ. Tem ministrado cursos de curta duração e proferido conferências e palestras sobre temas ligados à cultura, à literatura e à criação literária, e também sobre sua obra, no Brasil e no exterior. Sua estreia na literatura se deu com o romance Guia-mapa de Gabriel Arcanjo, publicado em 1961. Sua obra de romancista, contista e ensaísta está traduzida em muitos idiomas e seus contos são publicados em centenas de revistas e fazem parte de antologias brasileiras e estrangeiras.
 
Academia Brasileira de Letras
Casa de América: Nélida Piñon; CC BY-NC-ND 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas