Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Notícias

Museu Virtual da Lusofonia é lançado no Google Arts & Culture

Início: Fim:

Cultura, Lançamentos, Museus

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho lança esta sexta-feira, dia 4 de setembro, o Museu Virtual da Lusofonia na plataforma Google Arts & Culture.

A cerimónia de apresentação do Museu Virtual da Lusofonia na plataforma Google Arts & Culture realiza-se a 4 de setembro, pelas 21h00, no Museu Nogueira da Silva, no centro de Braga. O evento conta com a presença do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da Gestora de Políticas Públicas do Google, Helena Martins, e do diretor do Museu Virtual da Lusofonia e do CECS, Moisés de Lemos Martins. A cerimónia será transmitida em direto através do canal do YouTube daquele Museu.

De acordo com o professor, investigador e diretor do CECS, Moisés de Lemos Martins, o objetivo do Museu é “a constituição de um espaço transcultural e transnacional, aberto à participação ativa dos cidadãos, divulgando materiais artísticos e culturais dos países de língua portuguesa, das suas diásporas e de regiões como a Galiza, Goa e Macau, que exprimem a diversidade das culturas deste espaço e dão forma à memória coletiva destas comunidades e à sua identidade plural”. “Com o Museu Virtual da Lusofonia tem-se também em vista desenvolver dinâmicas de interação e de cooperação, cultural, artística, cívica e científica, no vasto espaço lusófono, não esquecendo a importância do passado colonial na gestação daquilo que hoje somos como países de língua portuguesa”, acrescenta.

O Museu Virtual da Lusofonia foi criado pelo CECS em 2017, enquanto plataforma de cooperação artística e cultural aberta a todo o espaço, físico e virtual, da língua portuguesa. A sua equipa conta com profissionais da educação e dos media, agentes culturais e artísticos, historiadores, sociólogos, antropólogos, editores, políticos e investigadores de comunicação, que realizam o levantamento e a análise de todas as obras expostas.

Fonte: CECS

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas