Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

MOWBrasil | Programa Memória do Mundo da Unesco recebe candidaturas

Início: Fim: Países: Brasil

Acervos Documentais, Programas

Estão abertas até 31 de julho as submissões de candidaturas ao Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MOWBrasil).
 
Podem concorrer ao registro documentos ou conjuntos documentais que tenham relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira e estejam custodiados em território nacional. Os documentos, de natureza arquivística ou bibliográfica, podem ser textuais, audiovisuais, iconográficos ou cartográficos, em suporte convencional ou digital.
 
O edital MOWBrasil 2015 acolhe candidaturas de entidades públicas ou privadas, bem como de pessoas físicas, detentoras de documentos ou conjuntos documentais de valor inquestionável para a memória brasileira.
 
O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, desde sua instalação em 2007, lançou oito editais e reconheceu 73 acervos como Memória do Mundo, entre eles o do educador Paulo Freire (1921-2013) e o primeiro empréstimo externo brasileiro.
 
As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br até 31 de julho. As propostas aprovadas serão divulgadas até 05 de outubro.
 
Dúvidas e outras informações referentes ao edital e seu regulamento podem ser encaminhadas para o e-mail memoriadomundo@arquivonacional.gov.br ou pelos telefones (21) 2179-1279 e 2179-1290.
 
Edital e Formulário de Candidatura
 
Para ampliar a difusão do Programa Memória do Mundo da UNESCO - Memory of the World (MOW) no Brasil, o Comitê Nacional oferece, durante o prazo de submissão de candidaturas, oito oficinas regionais para apresentação do Programa e treinamento para redação das propostas.
 
― 1º Oficina – Região Sul – Florianópolis (SC) - 05/05
Local: Auditório do MarquE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC
Campus Trindade - UFSC
Vagas limitadas: 50 lugares
Inscrições: lamap.ufsc@gmail.com
― 2º Oficina – Região Sudeste – Rio de Janeiro (RJ) – 06/05
― 3º Oficina – Região Sudeste – Belo Horizonte (MG) – 12/05
― 4º Oficina – Região Nordeste – Recife (PE) – 14/05
― 5º Oficina – Região Nordeste – Fortaleza (CE) – 15/05
Local: Auditório da Biblioteca de Ciências Humanas - UFC (Benfica)
Inscrições: Arquivo Público do Estado do Ceará - (85) 3101-2615
― 6º Oficina – Região Sul – Porto Alegre (RS) – 19/05
― 7º Oficina – Região Centro-Oeste – Brasília (DF) – 02/06
― 8º Oficina – Região Sudeste – São Paulo (SP) – 03/06
 
Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco
O Programa Memória do Mundo da Unesco tem por objetivo identificar documentos ou conjuntos documentais que tenham valor de patrimônio documental da humanidade. Estes são inseridos no Registro Internacional de Patrimônio Documental, a partir da aprovação por comitê internacional de especialistas, da candidatura encaminhada pela instituição detentora do acervo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas