Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Mesa redonda "Negritude, identidades e direitos humanos”

Início: Países: Portugal

Cinema, Direitos Humanos

A Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com o IndieLisboa, organizará esta quinta-feira, dia 2 de setembro, às 17h00, uma mesa-redonda dedicada ao tema "Negritude, identidades e direitos humanos”, a ter lugar no Jardim da Fundação.

A sessão parte de problemáticas estruturantes na obra cinematográfica de Sarah Maldoror com o objetivo de refletir sobre as questões do racismo e da discriminação em Portugal, os discursos de ódio e de intolerância, a herança colonial e as desigualdades no acesso à participação democrática.

Intervenções de:
  •  Annouchka de Andrade
  •  Bruno Sena Martins
  •  Jorge Vala
  •  Moderação: Fernanda Rollo

A sessão terá lotação limitada a 25 pessoas e será transmitida em streaming através da plataforma zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89735517802

Esta iniciativa integra o programa da 18.ª edição do IndieLisboa, no âmbito da retrospectiva integral sobre o trabalho da realizadora francesa Sarah Maldoror. Conhecida sobretudo pela dimensão mais militante do seu cinema associada às lutas contra o colonialismo, Sarah Maldoror (1929-2020) é autora de uma obra multifacetada determinante para a afirmação de uma cultura negra, que, permanecendo em grande parte invisível, assume particular relevância no contexto português pela sua ligação ao nosso passado colonial.