Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Notícias

Lançamento do 1.º episódio do «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência»

Países: Portugal

História

Os povos indígenas no Brasil colonial e contemporâneo, resistência e História

O estatuto colonial dos povos indígenas no Brasil é o ponto de partida para uma conversa com Pedro Cardim, no primeiro episódio de «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência». Nesta entrevista fala-se sobre os motivos da colonização portuguesa do Brasil, as diferentes formas como os europeus encaravam as populações locais, a relação entre violência e agricultura, o impacto nas relações sociais do uso de mão-de-obra intensiva, a tenaz resistência indígena ao poder colonial (através de acções militares, motins, apelo a tribunais, manutenção de traços culturais, etc.), o papel das ordens religiosas na aculturação das sociedades locais e a persistência em alguns sectores brasileiros no século XXI de uma insensibilidade em relação às especificidades das culturas indígenas.

Pedro Cardim é Investigador Integrado Doutorado do CHAM e Professor Associado com Agregação no Departamento de História da Universidade NOVA de Lisboa. Trabalhando no âmbito dos Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos, Pedro Cardim investiga História do Colonialismo e História Constitucional na época moderna. Autor de mais de uma centena de artigos, livros e capítulos de livros, foi Professor Visitante em instituições como École des Hautes Études en Sciences Sociaes (Paris), New York University e Université de Toulouse Jean Jaurès.

A entrevista é conduzida por José Alberto Catalão.

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-Z6FUyvqrII

Anchor: https://anchor.fm/cham-talks

Spotify: https://open.spotify.com/show/1l8MLmHt2wzr71W0YwjD21

 

«CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência» apresenta entrevistas a investigadores do CHAM sobre temas relacionados com o seu trabalho e, em muitos casos, a sua ligação à sociedade contemporânea. O que se descobre nas Humanidades? Acompanhe-nos e ficará a par.

Mais informações: https://cham.fcsh.unl.pt/actividades-periodicas.php?p=1517

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas