Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Notícias

Lançamento da Revista Media e Jornalismo — Homenagem ao Professor Nelson Traquina

Início: Fim: Países: Brasil, Portugal

Lançamentos, Revistas

No dia 26 de novembro, entre as 17-19h, vamos homenagear a memória e o legado académico e humano de Nelson Traquina, pessoa que marcou profundamente gerações de estudantes da NOVA FCSH e impulsionou de forma decisiva os Estudos dos Media e do Jornalismo em Portugal e no Brasil. A revista que o ICNOVA acaba de publicar é bem a prova da vitalidade e da contemporaneidade dos seus temas de investigação, das suas leituras e abordagens.

Convidamos todos a ler o número disponível online no sítio da revista Media e Jornalismo e agradecemos a todos os autores e outros contribuidores.

O programa da sessão centra-se numa das questões que mais ocupou Nelson Traquina: o ensino e a prática do jornalismo, pensados em conjunto. Escolhemos a forma de uma conversa, o formato ideal para aproximar pessoas, entre António José Teixeira, diretor de Informação da RTP e diretor da RTP 3, ex-aluno de Nelson Traquina, e Rita Figueiras, professora universitária e investigadora. A moderação será de Pedro Coelho, jornalista da SIC e docente da NOVA FCSH. Contamos ainda com uma abordagem crítica e pessoal de Mário Mesquita, vice-presidente da ERC e professor universitário, co-autor com Nelson Traquina da obra Jornalismo Cívico (2003). 

PROGRAMA
O Ensino e o Estudo dos Media e de Jornalismo – tributo a Nelson Traquina (1948-2019) 

Apresentação da Revista Media e Jornalismo e linhas de pesquisa – Marisa Torres da Silva (NOVA FCSH/ICNOVA)

Desafios da prática jornalística e do ensino do jornalismo – conversa-debate entre António José Teixeira (RTP/NOVA FCSH) e Rita Figueiras (UCP), com moderação de Pedro Coelho (SIC/NOVA FCSH)


Aceder à reunião no zoom aqui:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89117454154?pwd=QWhlRnNzTzFLcFVkejRIZGxZTU9Rdz09

ID da reunião: 891 1745 4154
Senha de acesso: 983515
 

Organização: Instituto de Comunicação da NOVA — ICNOVA
NOVA FCSH


Francisco Rui Cádima
Marisa Torres da Silva
Carla Baptista

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas