Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Notícias

Lançamento da obra vencedora do Prémio Literário UCCLA e abertura de 6.ª edição

Início: Fim: Países: Portugal

Lançamentos, Livros, Prémios

5ª edição do Prémio UCCLA de Revelação Literária:
Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa

Na 5ª edição do Prémio UCCLA de Revelação Literária: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, será feito o lançamento da obra vencedora da anterior edição do prémio, que se realiza hoje na Feira do Livro de Lisboa, às 18h00 (auditório Sul).

Por ser a 5ª edição, para além do vencedor Henrique Castanheira, estarão igualmente presentes: 2 anteriores premiados - João Azambuja  e António Pedro Correia; o critico literário António Carlos Cortêz, que dirige a comissão de pre-seleção,  o editor da Guerra e Paz- Manuel Fonseca e José Ribeiro e Castro do Mov. 800 anos da Língua Portuguesa.

Prémio UCCLA de Revelação Literária: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa

A capacidade de atração do Prémio Literário UCCLA ampliou-se a todos os continentes, totalizando 22 países, incluindo os países lusófonos. Assim, recebemos candidaturas de obras vindas da Ásia (Macau, Japão e Austrália), da África (África do Sul), da América (Canadá, EUA, Chile, Paraguai) e da Europa (Espanha, Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Suíça).

​​O Brasil é sempre o país com maior nº de candidaturas. Na última edição com cerca de 500 obras candidatas, o Brasil foi maioritário, seguido por Portugal e Moçambique. O Prémio tem sido um sucesso, no seu objetivo de promover a escrita entre jovens, que contabilizam mais de 50% dos candidatos; quanto às mulheres, cerca de 1/3. Por outro lado conseguimos um diálogo de gerações, atraindo ao nosso concurso vários de escritores seniores, com idades entre os 80 e os 100 anos (um deles com 98 anos).

Desde a primeira edição, que este Prémio se consolidou como o maior, a nível de candidaturas a concurso, de revelação literária de todo o espaço da Língua Portuguesa (temos recebido entre 800 e 500). Ao concurso só pode concorrer, quem nunca editou uma obra literária e enviar uma única obra a concurso.

O júri de 2020 inclui na sua composição escritores e professores de todos os países de Língua portuguesa: António Carlos Secchin, Brasil; Germano Almeida, Cabo Verde; Hélder Simbad, Angola; Inocência Mata, São Tomé e Príncipe; Pires Laranjeira, Portugal; Luís Carlos Patraquim, Moçambique, Luís Costa, Timor, Tony Tcheka, Guiné Bissau. Como habitualmente, incorporamos anualmente uma diferente Biblioteca Nacional, este ano é a de Moçambique, que nos honra com a participação do seu Diretor o Prof. Doutor Jorge Jairoce; pelo Movimento 800 anos da Língua Portuguesa - João Pinto Sousa; pela UCCLA - Rui Lourido.

O prémio inclui:

  • Edição do Livro vencedor, com a Guerra e Paz editores, e sua promoção em Portugal e no estrangeiro;
  • Autor é convidado (viagem aérea, alimentação e alojamento) ao próximo Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que a UCCLA organiza anualmente fora de Portugal.

Mais informações em https://www.lisboa.pt/agenda/o-que-fazer/detalhe/1182/lancamento-da-obra-vencedora-do-premio-literario-uccla

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas