Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Notícias

Lançamento da Biblioteca Digital Luso-Brasileira

Início: Fim: Países: Brasil, Portugal

Acervos Documentais, Bibliotecas, Divulgação

As Bibliotecas Nacionais do Brasil e de Portugal se associaram para a construção do portal da Biblioteca Digital Luso-Brasileira, cujo objetivo primordial é disponibilizar através de um único ponto de acesso os acervos digitais das duas instituições. Trata-se de um esforço conjunto para dar nova dimensão, relevância e visibilidade na internet aos conteúdos culturais em língua portuguesa.
 
Além dos acervos digitais das duas Bibliotecas Nacionais e dos repositórios digitais nacionais gerenciados por elas – RNOD por Portugal e Rede Memória Virtual Brasileira – integram a Biblioteca Digital Luso-Brasileira preciosidades como os manuscritos dos séculos XVI e XVIII, pertencentes ao Arquivo Histórico Ultramarino, levantados pelo projeto Resgate Barão do Rio Branco. Esse acervo trata da vida pública e privada dos habitantes das 18 capitanias, que atualmente correspondem a 22 estados brasileiros, entre outros itens.
 
Tendo como princípio a convergência de esforços e o compartilhamento de recursos, a Biblioteca Digital Luso-Brasileira – como dispositivo de difusão cultural – se posiciona junto a iniciativas colaborativas plurinacionais como a Biblioteca Digital Mundial e a Europeana.
 
Além dos registros de arquivos digitais o portal disponibilizará conteúdos textuais criados para contextualizar as coleções digitais.
 
O lançamento acontecerá na BN, dia 10 de maio, às 11h.
 
Fonte: Biblioteca Nacional

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas