Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Lançamento - Coleção Género & Performance: Textos Essenciais

Início: Países: Brasil, Portugal

Género, Lançamentos, Livros

É com imenso prazer que anunciamos a publicação do quinto e último livro da coleção Género e Performance: Textos Essenciais. Este livro marca o fim de um longo projeto de tradução de textos seminais nas áreas dos Estudos de Género e Performance. Este projeto, que viu a luz em 2018, resulta de um esforço coletivo e de solidariedade científica que visa difundir e encorajar o acesso e a compreensão de textos científicos, em Género e Performance, noutras línguas, que finalmente encontram o seu lugar, através de um projeto editorial académico, na língua portuguesa. Este último volume integra 7 textos fundamentais traduzidos pela primeira vez. Para além do prefácio da autoria de Maria De Maria Quialheiro e do posfácio de Fernanda de Castro e Maria Manuel Baptista, este volume conta igualmente com um texto especial intitulado “Mulheres do Meu País: um estudo sobre mulheres”, de Alcina Fernandes, a quem homenageamos e dedicamos postumamente este último volume. Este projeto científico e editorial, desenvolvido pelos Grupos de Estudos de Género e Performance (GECE)/Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO), do Centro de Línguas e Literaturas e Culturas (CLLC) da Universidade de Aveiro – Portugal e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), conta com mais de 1350 páginas e foi responsável pela tradução, para português, de 51 textos teóricos, a partir dos mais variados idiomas: inglês, italiano, francês e alemão.

A primeira sessão de lançamento da coleção está marcada para o dia 29 de junho, pelas 18h (horário de Belém/Brasil), na Universidade Federal do Pará.

Lançamento da coleção Género & Performance: Textos Essenciais a ocorrer na Universidade Federal do Pará, no dia 29 de junho, pelas 18h (horário em Belém/Brasil), na Sala 16 da Escola de Teatro e Dança (Tv. Dom Romualdo de Seixas, nº820, Umarizal, Belém-PA).

Coleção disponível em: https://gece.estudosculturais.com/

Não dissemine os ficheiros, partilhe o link.

Ajude-nos a fazer ciência em português.